Praça da Trindade e Creche Palhaço Carequinha recebem projeto de revitalização

Ação acontecerá no próximo sábado (5), às 8h

Enviado Direto da Redação


Por Thalita Queiroz*


Uma grande operação de força-tarefa é esperada para o próximo sábado (5), na cidade de São Gonçalo. Vários pontos do município vão receber um trabalho de revitalização popular em locais públicos, sendo um deles a Praça no bairro de Trindade e também a Creche Municipal Palhaço Carequinha, no Barro Vermelho. Incentivado pelo curso de liderança, Renova Brasil, o projeto está levando para a cidade um momento de transformações pelas mãos da própria população.


A revitalização da creche municipal está sendo organizada pelo Alex Asht, de 29 anos. Ele, que trabalha na área de engenharia, abdica de seu tempo aos finais de semana para promover ações públicas na cidade.


Alex explica como funcionou a arrecadação dos materiais. “Nós fomos batendo de porta em porta dos comércios próximos à creche, conseguimos doação de tintas, alimento para o lanche e também recebemos a doação da mão de obra”, explica ele. 


O mutirão será para realizar a pintura de toda a fachada da instituição, troca de resistores dos chuveiros e pintura do piso externo. A ação será uma economia de até R$ 100 mil para os cofres públicos.


“Conseguimos facilmente a autorização com a prefeitura, mandamos um ofício explicando o que seria feito no local”. Alex espera que cerca de 50 voluntários compareçam ao local para ajudar na revitalização. 


A Praça Leonor Correa, mais conhecida como Praça da Trindade, também receberá uma mudança positiva com o projeto Renova Brasil, no sábado (5), às 8h. Quem está à frente dessa ação é o Luiz Alexandre Silva, de 24 anos. Ele atua como microempreendedor na área de consultoria e se dedica em projetos sociais para a cidade de São Gonçalo. Assim como na creche, os organizadores esperam que cerca de 50 pessoas auxiliem na tarefa.


A forma de arrecadação para conseguir o material foi através de pedidos com os amigos, comerciantes, comunicando para que os voluntários levem o que puderem, como pincéis, rolos e vassouras. 


Luiz Alexandre falou do motivo que o levou a escolher a praça de Trindade. “O local é referência municipal na área de entretenimento, lazer e polo gastronômico e, infelizmente, há anos carece de revitalização, pensando na melhoria do espaço público e importância  que a Praça tem para a nossa cidade, a escolhemos para ser revitalizada e também por ser próxima ao bairro Mutondo que moro e que não tem praça”, completou.


Em resposta, a Prefeitura de São Gonçalo informou que "em momentos de dificuldade financeira, qualquer ajuda é bem-vinda". 


*Estagiária sob supervisão de Cyntia Fonseca

Veja também