Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,5462 | Euro R$ 6,4097
Search

Creche municipal em Vista Alegre tem surto de sarna e outras doenças infecciosas

Diretora da instituição se recusou a falar sobre o caso

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 26 de setembro de 2019 - 15:42
 Creche Municipal José Calil Abuzaid, em Vista Alegre, São Gonçalo
Creche Municipal José Calil Abuzaid, em Vista Alegre, São Gonçalo -

Por Thalita Queiroz*

Alunos e funcionários da Creche Municipal José Calil Abuzaid, em Vista Alegre, São Gonçalo, estão enfrentando um surto de escabiose, popularmente conhecido como sarna, além de outras doenças como a do Molusco contagioso, que causam verrugas pelo corpo e impetigo, que causa graves feridas pelo corpo. A mãe de uma das crianças que frequentam o local, afirmou que em uma turma de 14 alunos, 9 deles foram infectados e 2 funcionários também pegaram a doença. 

O surto teve início há 15 dias e somente nessa semana o caso foi informado aos pais das crianças sobre o que estava acontecendo. Segundo relato da mãe, que preferiu não se identificar, ela revelou que teve que tirar seu filho da escola pois as crianças que contraíram a infecção estavam indo ao médico, pegando o atestado e voltando para o convívio com as demais crianças, sem receber o tratamento correto.

“Eu não posso deixar meu filho exposto a isso, ele não pegou mas se eu mandar ele para a creche, consequentemente ele também vai se contagiar”. 

Uma das professora acabou se contagiando com a bactéria e precisou se afastar. “Tem um aluno que é cadeirante e precisa de uma professora para ajudar ele a se locomover e essa funcionária acabou pegando a doença. Teve também um outro caso de um menino autista que se coçou tanto que começou a sair sangue dele”, conta a mãe. 

Ela afirma que não quer que a denúncia prejudique a escola mas que seja uma forma de alertar os diretores da instituição que alguma coisa precisa ser feito.

“Eu entendo que há crianças que não têm o que comer em casa e só têm a creche como um lugar para se alimentar mas precisamos pensar também nas outras crianças que ficam vulneráveis a isso”, disse ela se referindo a uma das declarações dada pela creche ao questionar a volta das crianças que voltaram para o convívio, mesmo não tendo concluído o tratamento. 

A mãe conta que a escola passou a fazer a limpeza com cloro no local mas de acordo com as normas da Vigilância Sanitária, a forma correta de higienização do ambiente deve ser feita com produtos específicos para matar as bactérias que causam, principalmente, a sarna. 

A diretora da creche municipal não quis falar sobre o caso. Segundo os pais das crianças, a instituição entrou em contato com a Secretaria de Saúde e com a Vigilância Sanitária, mas nada foi feito até o momento. “Nós já denunciamos várias vezes e até temos vários números de protocolos em mãos”, diz a mãe. 

Em nota, a Prefeitura respondeu por meio da Secretaria de Educação, "que os alunos que contraíram escabiose foram atendidos pelo médico, estão em tratamento domiciliar e nesta quinta-feira(26) a tarde  receberão um novo atendimento médico e palestra que será realizada pela médica da unidade de saúde da família. A doença é contagiosa e se propaga por contato com a pele. A  Vigilância Sanitária já realizou uma visita para avaliação técnica e emitiu parecer dizendo que o foco não é na unidade. Paralelo a isso, unidade foi higienizada duas vezes com produtos específicos para o caso e passará por uma nova higienização nesta quinta-feira, seguindo o protocolo de controle e avaliação da doença".

Estagiária sob supervisão de Cyntia Fonseca*

Matérias Relacionadas