Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,5462 | Euro R$ 6,4097
Search

Projeto Casa Social oferece atendimentos sociais e cursos em São Gonçalo

Local atende cerca de 300 pessoas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de setembro de 2019 - 10:07
Projeto social no Jardim Catarina LEONARDO F
Projeto social no Jardim Catarina LEONARDO F -

*Por Myllena Vianna

"É um sonho sendo realizado através desse projeto. Acolher as pessoas de todos os gêneros, todas as realidades, faixas etárias, todo o públicos para mim é lindo. Eu estou amando e acho importante fazer a diferença em um bairro que é marcado pela violência. Queremos que o bairro seja reconhecido de outra forma, aqui existem pessoas muito boas, de bom coração e eu acredito que através do nosso trabalho, está acontecendo uma transformação nesse lugar”, afirma a assistente social Adriana Oliveira de Souza, de 42 anos. Ela é a fundadora do Projeto Casa Social, que visa atender a população através de consultas e cursos sociais, no Jardim Catarina, em São Gonçalo.

No Casa Social, atualmente, 300 pessoas são beneficiadas com diversos cursos e atendimento nas áreas de Psicologia e Psicopedagogia. Dentre os cursos oferecidos estão panificação básica, confeitaria, manicure, artesanato, assistente de cabeleireiro e barbeiro. Os atendimentos sociais contam com fonoaudiólogo, psicólogos, psicopedagogos, nutricionistas e muitos outros profissionais. Além desses benefícios, crianças e jovens são favorecidos com aulas de reforço escolar em todas as disciplinas.

Adriana conta que os próprios alunos atendem aos moradores do Jardim Catarina. Os assistentes de barbeiro e cabeleireiro, por exemplo, realizam serviços gratuitamente toda quinta-feira às 14h. Adriana se emociona em ver como o Casa Social está transformando vidas, em qualquer área que elas precisem. “A realidade que chega aqui é uma, e quando sai, é outra. É lindo, é impressionante a mudança que estamos conseguindo realizar na vida das pessoas”, explicou.

A psicóloga Luciana Canella Martins atende no Projeto há seis meses e explicou um pouco como é contribuir para a melhoria da comunidade. “Participar do Casa Social é uma experiência maravilhosa. É altamente gratificante, principalmente por atender aquelas pessoas que não teriam acesso, por exemplo, à uma psicóloga, que todos nós precisamos, mas muitas vezes as pessoas não possuem acesso. O projeto é uma oportunidade que a comunidade tem de receber esse benefício. A gente tem visto muitos frutos, muitas pessoas trazendo uma qualidade de vida. Nosso objetivo é ampliar isso no bairro, dar essa nova perspectiva para a comunidade”, afirmou.

Capixaba, Adriana chegou ao Rio há 15 anos, e sempre sentiu o desejo de criar algo em benefício da população. O Projeto Casa Social trabalha há oito anos com o objetivo de fortalecer a população local e teve início na Igreja Batista Memorial. Há sete meses, Adriana conseguiu um local mais amplo para estabelecer o projeto. E nessa casa, consegue atender uma demanda maior de pessoas.

“O espaço na igreja foi ficando pequeno, vi que a demanda foi aumentando e achei que era o momento de sair. Hoje, podemos ter mais cursos e atender mais pessoas”, disse ela.

Para o futuro, Adriana planeja expandir o Casa Social com projetos de empreendedorismo, realizando parcerias com instituições. Além disso, uma sala é construída para atender crianças especiais.

Quem quiser ser um colaborador do Casa Social ou participar de cursos e da programação, basta entrar em contato com o projeto através das redes sociais @casasocial, pelo telefone (21) 3708-8822 ou comparecendo pessoalmente ao endereço: Rua Águas Marinhas, LT9, QD 20, CS 03.

*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas

Matérias Relacionadas