Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2538 | Euro R$ 5,5963
Search

Associação de Moradores convoca voluntários para limpeza na Praia da Luz

Localidade é um dos principais pontos turísticos e históricos gonçalenses

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de setembro de 2019 - 16:32
A capela de Nossa Senhora da Luz, em Itaoca, é um dos pontos históricos mais tradicionais de São Gonçalo e está situada na Praia da Luz
A capela de Nossa Senhora da Luz, em Itaoca, é um dos pontos históricos mais tradicionais de São Gonçalo e está situada na Praia da Luz -

No próximo sábado (21), celebra-se o Dia Internacional de Limpeza de Praias. Todos os anos, milhares de pessoas se reúnem para realizar limpezas de praias e outros corpos d’água em todo o mundo. Este ano, a Associação de Moradores da Ilha de Itaoca realizará a limpeza da Praia da Luz, na Ilha de Itaoca, em São Gonçalo. A ação faz parte da #SemanaMaresLimpos 2019, promovida pela campanha 'Mares Limpos', do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente).

Partindo deste princípio, a diretoria da Associação de Moradores, convida a todos os moradores da região e frequentadores da Praia da Luz para, no dia 21 de setembro de 2019, às 8h, unirem-se a esse esforço para manter o lixo longe dos mares. A participação é voluntária e a ação busca aumentar a consciência da população local e frequentadores sobre a importância de descartar o lixo – especialmente o plástico – corretamente.

O ponto de encontro será na  Praça dos Quiosques em frente a capela de Nossa Senhora da Luz. Para mais informações sobre a limpeza da Praia da Luz basta entrar em contato com Edmar Azevedo (apescasiriluz@gmail.com) e para mais informações sobre a Semana Mares Limpos 2019, basta enviar e-mail para: mareslimpos@gmail.com.

A campanha global da ONU Meio Ambiente convida governos, indústria e cidadãos para acabar com o uso excessivo e desperdício de plásticos descartáveis e eliminar microplásticos, as duas maiores fontes de poluição marinha. Atualmente, estima-se que mais de oito milhões de toneladas de plástico terminam nos oceanos todos os anos, causando danos à vida marinha, pesca e turismo, e custando pelo menos 8 bilhões de dólares em prejuízo aos ecossistemas marinhos. 

Os grupos inscritos se juntarão ao movimento promovido pela a campanha Mares Limpos e coletarão informações sobre o lixo encontrado nas praias. As informações sobre o lixo coletado em cada ação serão contabilizadas e farão parte do panorama nacional sobre o lixo no mar, subsidiando discussões e elaborações de medidas objetivando combater esse problema. A metodologia de coleta de dados foi elaborada pelo Instituto Ecosurf, parceiro da campanha.

Matérias Relacionadas