Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9745 | Euro R$ 5,3958
Search

Niterói é eleita a cidade mais inteligente do Estado

A avaliação leva em consideração mais de 70 pontos

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de setembro de 2019 - 08:48
A avaliação leva em consideração mais de 70 pontos
A avaliação leva em consideração mais de 70 pontos -

Niterói ultrapassa a capital e é a cidade mais inteligente do Estado do Rio de Janeiro e ocupa o seleto grupo das 12 principais do país pelo segundo ano consecutivo. O anúncio foi feito nesta terça-feira (17), em São Paulo, durante a abertura do Connect Smart Cities, na zona sul da capital paulista.

O prefeito Rodrigo Neves ressaltou os investimentos feitos nos últimos cinco anos em modernização da gestão, mobilidade, tecnologia e inovação da gestão pública como os responsáveis pelo bom desempenho de Niterói no ranking. Entre os destaques estão a implantação do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), dos Portais de Segurança, sistema de monitoramento e cercamento eletrônico, do Centro de Controle Operacional (CCO) e de sistemas que permitem maior participação da sociedade, como o Colab, entre outras iniciativas.

“Nos últimos anos, Niterói vem sendo reconhecida por instituições independentes, recebendo prêmios pela qualidade da gestão, pela transparência, na área do saneamento, pela qualidade de vida. Hoje, para atender aos anseios da população e suas demandas, é preciso investir em inovação e ampliar os canais de participação da sociedade. Somente assim teremos condições de dar uma resposta satisfatória aos cidadãos nos serviços públicos”, disse o prefeito Rodrigo Neves.

A avaliação do desempenho das cidades leva em consideração mais de 70 pontos definidos em 11 eixos: mobilidade; urbanismo; meio ambiente; energia; tecnologia e inovação; saúde; educação; economia; segurança; empreendedorismo; e governança.

O primeiro lugar do Connected Smart Cities ficou com a cidade de Campinas. É a primeira vez que uma cidade que não seja capital lidera a lista geral. O mesmo se repete no estado, onde Niterói se posicionou à frente da capital, a cidade do Rio de Janeiro.

Matérias Relacionadas