Governo libera verba para obras no Colégio Estadual Walter Orlandini
Estudantes reclamaram da demora para início das intervenções

Por Myllena Vianna*
No mês de julho, O SÃO GONÇALO mostrou a visita do Secretário Estadual de Educação, Pedro Fernandes, ao Colégio Estadual Walter Orlandini, no Paraíso, em São Gonçalo. Na ocasião, o secretário se comprometeu a liberar os R$450 mil para a reforma da unidade. O grupo também foi informado que o prazo para o início da construção dos novos laboratórios seria de até 30 dias, em conjunto com a empresa Cupper.
Com o prazo expirado, os estudantes começaram a demonstrar receio e chamaram atenção para o caso nas redes sociais. Mas apesar da preocupação dos alunos para o início das intervenções, Jurema Cristina, presidente do Conselho de Professores da Escola, afirmou que a verba foi liberada na última sexta-feira (13). "O Pedro Fernandes foi à escola em julho, só que os problemas no contrato atrasaram o início da obra. De acordo com a diretora, as reformas começam nesta semana, pois o dinheiro foi liberado. Agora vamos aguardar e comemorar quando estiver pronta", disse.
A unidade passa por problemas estruturais desde que um deslizamento de terra atingiu os laboratórios de química, física e biologia, em janeiro de 2016. Além dos laboratórios, cinco salas de aula que ficam no andar de cima da ala afetada também foram interditadas pela Defesa Civil. Os estudantes da instituição esperam desde março de 2018, a quantia recuperada da Operação Lava-Jato para o início das obras.
Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) esclarece que "os recursos já foram depositados na conta da unidade escolar. A previsão é de que as obras tenham início na próxima semana".
*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas