Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Atleta gonçalense conquista medalhas nos jogos Parapan-Americanos

Esta foi a primeira participação dele na competição

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 16 de setembro de 2019 - 10:50
Esta foi a primeira participação dele nos jogos
Esta foi a primeira participação dele nos jogos -

Por Mylenna Vianna*

No último dia 01 de setembro os Jogos Parapan-Americanos terminaram em Lima, no Peru. O Brasil bateu um recorde e encerrou sua participação com a melhor campanha de sua história na competição: foram 308 medalhas no total. Duas delas, vieram para as terras gonçalenses. O município foi muito bem representado pelo atleta Fábio Bordignon, de 27 anos, que ganhou uma de ouro nos 100 metros e uma de bronze, nos 200 metros.

Morador de São Gonçalo, Fábio contou sobre a emoção de representar o seu país e sua cidade na competição continental. Ele já disputou em outros eventos, como as Paralimpíadas do Rio, em 2016,  mas foi a primeira vez no Parapan-Americano, e a estreia teve um gostinho especial.

“Foi o meu primeiro Parapan e foi muito boa a participação. Eu estava com uma expectativa muito grande, muito ansioso por ser a primeira vez em uma competição como essa e a foi incrível. Eu costumo falar que a sensação de representar o país é indescritível, eu sou muito patriota e me sinto muito orgulhoso. Representar meu país e poder contribuir com duas medalhas, escutar o hino nacional no pódio é um sentimento de dever cumprido”, afirmou.

O atleta conquistou seu primeiro ouro em uma competição importante e afirma que valoriza muito a medalha, já que os adversários a nível mundial também se encontram ali disputando a mesma prova. Fábio conta ainda um pouco de como foram as duas provas realizadas por ele.

"Eu confesso que na minha primeira prova, que ganhei o bronze, foi um sentimento de que eu poderia ter dado algo a mais, pois eu não consegui fazer meu melhor resultado e pequei muito na prova. Mas quando veio a prova dos 100 metros eu estava muito motivado e mais ainda por conta da primeira prova. Eu busquei me concentrar mais e consegui conquistar o ouro", contou.

Com o fim das disputas, Fábio fez um balanço de como encerrou sua participação e afirmou que foi emocionante contribuir com o quadro de medalhas e estar na equipe brasileira que conseguiu alcançar um recorde.

“O balanço da minha participação é muito positivo, mesmo que eu pudesse ter trazido duas medalhas de ouro, mas dei o meu melhor. É um sentimento de dever cumprido, pois consegui contribuir para o quadro de medalhas. Fiquei muito feliz em poder ajudar a delegação brasileira a conquistar feitos inéditos”, disse.

Após as duas grandes conquistas no Parapan, Fábio afirma que agora treina pesado pensando na Competição Mundial, que acontecerá nos Emirados Árabes, neste mês de setembro e na Paralimpíada de Tóquio, em 2020.

“Agora já retornei meu foco para a competição nacional que vai ocorrer agora esse mês, onde a gente ainda busca o índice estabelecido pela Confederação para o Mundial. O foco sempre vai ser olhar para frente, olhar para o alto. O Mundial é a competição mais importante após o Parapan e pensando também nas Paralimpíadas de Tóquio, em 2020. Sempre um passo de cada vez”, concluiu.

*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas

Matérias Relacionadas