Alunos de escola do Porto do Rosa recebem visita de escritora

Na ocasião, os estudantes lançaram livro que confeccionaram no Projeto de Leitura

Enviado Direto da Redação


Os estudantes da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, localizada no bairro Porto do Rosa, tiveram a oportunidade de conhecer, na manhã desta quarta-feira (11), a escritora Débora Moreno, que acabou de lançar o livro “Lolita, Braço de Fita”, na XIX Bienal Internacional do Livro.


Débora, que mora no Morro do Estado, em Niterói, e começou a trabalhar muito cedo como catadora de lixo, contou um pouco de sua trajetória aos estudantes e de como se apaixonou pela leitura.


“A visita de Débora serviu para incentivar ainda mais nossos alunos, que aproveitaram a ocasião para lançar “Um Planeta Melhor e Outras Histórias”, que eles mesmos confeccionaram no Projeto de Leitura da professora Catarina Oliveira, mediadora de leitura da escola”, ressaltou a diretora Ana Cristina Merlim.


A unidade atende a 525 estudantes, divididos entre a Educação Infantil e o 1º segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). A exemplo do livro de Débora, o trabalho dos alunos é feito em forma de poesia e fala da realidade em que vivem.


"A história de vida da autora Débora Moreno mostra que mesmo com todas as adversidades é possível alimentarmos a 'fome' do saber, de descobrir e a Educação, através da leitura e da escrita, é o melhor transporte, é ela que vai nos levar cada vez mais longe", afirma a professora Christiane Lyra.


Para a professora Renata Torres, o dia na escola foi um verdadeiro presente.


"A visita da escritora Débora Moreno nos proporcionou momentos maravilhosos, pois nos presenteou com a narração de lindos poemas, histórias e depoimento de vida. Com certeza, seu depoimento foi o ápice desta visita. Vimos superação, persistência, otimismo, muita garra e talento", disse Renata.


Já a professora Ana Lúcia explicou que o importante é semear boas ideias e conceitos na mente das crianças. “Ao convidar a Débora, tínhamos por objetivo mostrar o valor de um livro, pois nos abre muitas portas e incentivá-los a persistir e nunca desistir dos sonhos. Sementes foram lançadas...esperamos os frutos!", ressaltou a professora.


O secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo, afirmou estar orgulhoso do trabalho realizado nas escolas do município.


“Temos visto trabalhos excelentes nas escolas, comprovando o empenho de professores e diretores em oferecer educação de qualidade para os alunos. Depoimentos como o da Débora ajudam a motivar nossos estudantes na superação de todas as adversidades. Parabéns a toda equipe da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade”, concluiu o secretário.

Veja também