Grupo Escoteiro oferece atividades em São Gonçalo no próximo sábado

Programação acontecerá dentro de Ciep, no Galo Branco

Enviado Direto da Redação


O Grupo Escoteiro Joaquim de Almeida Lavoura oferecerá atividades escoteiras gratuitas para a população gonçalense no próximo sábado (14), no Ciep Rubens Maurício da Silva Abreu, no Galo Branco.


A programação acontece de 9h às 12h, na Rua Antonio Belo, onde fica a sede do grupo. O evento faz parte da iniciativa do Mutirão Comunitário (MutCom), uma ação nacional de mobilização que acontece anualmente entre os meses de setembro e outubro e tem como objetivo a integração e colaboração dos escoteiros brasileiros com a sociedade. As atividades realizadas no sábado também serão uma maneira de comemorar os 129 anos da emancipação de São Gonçalo, comemorada no próximo dia 22.


De acordo com Humberto de Castro, pai voluntário do grupo liderado por Georgia Pereira, o Ciep Rubens Maurício da Silva Abreu era frequentando por usuários de drogas fora de seu horário de funcionamento.  ''Depois que os escoteiros ocuparam a quadra da escola,  os usuários não têm ido mais ao local'', conta Humberto.


O morador do Galo Branco, também informa que para ser um escoteiro basta realizar uma visita ao grupo, em qualquer sábado do mês de 9h às 12h . Na visita, o candidato deve levar RG ou certidão de nascimento e autorização dos pais. As vagas para participar do grupo são oferecidas para alunos e membros da comunidade em geral.  Ainda segundo Humberto, é cobrada um valor simbólico de R$ 35 mensais para ajudar na compra de alimentação e barracas de acampamento para o grupo. 


Caso um dos interessados em participar do grupo de escoteiros não tenha condições financeiras para pagar a taxa mensal, há possibilidade de bolsa.


O Movimento de Escoteiros tem vários admiradores e membros no Brasil. Para os apreciadores do Escotismo, a última semana foi motivo de celebração. Na última quinta-feira (5), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei proposto pelo deputado federal Herculano Passos (MDB-SP), que encoraja o exercício do escotismo nas escolas públicas. 



As atividades devem ser praticadas em áreas abertas e quadras de esportes dos colégios, sem prejudicar outras atividades institucionais. 

Veja também