Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Escola de Robótica é inaugurada em São Gonçalo

Unidade promoverá evento gratuito

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 09 de setembro de 2019 - 09:53
Unidade promoverá evento gratuito
Unidade promoverá evento gratuito -

Daniela Scaffo 

São Gonçalo tem sido destaque quando o assunto é robótica. No último dia 10 de agosto, a cidade sediou pela primeira vez, a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e foi representada por oito pequenos gênios, conquistando os primeiro e terceiro lugar na competição nacional. No mesmo mês, o município ganhou a primeira escola de tecnologia codeBuddy, especializada em programação e robótica para o público de 7 a 16 anos.

A codeBuddy possibilita que crianças e adolescentes desenvolvam habilidades intelectuais, empreendedoras e profissionais de forma visionária ao implantar uma metodologia personalizada que proporciona ambientes de ensino e criação tecnológica de modo divertido.

"Nosso objetivo não é formar cientistas da computação. Usamos a educação tecnológica como um meio para preparar as crianças para o futuro, independente da profissão que escolherem. Queremos transformar crianças em agentes transformadores. A ideia é que elas peguem essas ferramentas e desenvolva de forma crítica", disse o gerente de filial, Leandro Augusto.

Dentre os benefícios de uma criança aprender a programação está o desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático, a análise e pensamento crítico em resolução de problemas, aprender a usar a tecnologia de forma útil e produtiva, e a preparação para as profissões e, principalmente, os desafios do futuro.

Apenas em 2015, cerca de 7 milhões de vagas de emprego estavam em ocupações que exigiam habilidades de codificação. A expectativa é de que, até 2020, 1,4 milhões de empregos relacionados à ciência da computação estejam disponíveis.

"Aqui temos cursos regulares, onde trabalhamos com cinco mundos: Web, Apps, Maker, Games e Lógica e Matemática. Iniciamos sempre com o da Lógica e Matemática pois é fundamental para desenvolver os outros mundos. Também estamos desenvolvendo o 'Pequenos Cientistas', que é voltado para crianças de 5 e 6 anos, ensinando a programação básica de forma lúdica e divertida. Aqui também fazemos colônias de férias, onde damos oportunidade para as crianças desenvolverem e produzirem o que já está no DNA delas. Nada aqui é engessado, tudo é muito dinâmico", contou o gerente.

As aulas duram em torno de 1h30, uma vez por semana, com no máximo 6 alunos nas turmas, que são multiníveis. Nesse período, os alunos também tem um 'break' (intervalo) de 10 minutos em uma outra sala, onde acontece a descompressão. Para o instrutor da codeBuddy, Paulo Gomes, o momento é ideal para que as crianças desenvolvam a parte da integração.

"Aqui existe essa preocupação com a desintoxicação do mundo digital. Nesse 'break', que é desenvolvido em uma de nossas salas, os alunos interagem e vão se soltando. Foge desse conceito de que nerds ficam focados apenas no computador, que é uma pessoa tímida e introspectiva", disse Paulo. "A ideia é que o curso desenvolva o aluno dentro do seu próprio tempo. O mais importante é que a ementa seja consolidada para cada criança. Temos um projeto que, ao final dos módulos, os alunos apresentam aos pais algo que tenham produzido no curso. Da codeBuddy já nasceram projetos muito bacanas, como um game para salvar os saguis, na unidade de Petrópolis, e uma bengala para pessoas com deficiência visual. No mundo digital, o céu é o limite. Não existe barreiras", emendou.

Evento gratuito para a população - A codeBuddy está preparando um evento gratuito e repleto de atividades, que será realizado no próximo sábado (14), a partir das 13h. Nesse dia, haverá exercícios práticos que envolvem linguagens de programação e robótica, dinâmicas com uso de realidade virtual e drones, além de sorteio de brindes. 

"Estamos buscando escolas parceiras para levarmos a metodologia codeBuddy Schools. A intenção é que a gente faça um movimento grande para apresentar a code, para alavancar o curso e ter essa oportunidade de oferecer para crianças algo que seja significativo para a vida deles", finalizou Leandro.

O endereço é Rua Coronel Serrado, 1248, no bairro Zé Garoto. Os participantes serão divididos em turmas e a duração total das oficinas será cerca de 40 minutos. 

Para participar, é preciso reservar vaga em um dos horários disponíveis, pelo telefone 2723-4706.

Matérias Relacionadas