Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Grupo que realiza reflorestamento em áreas de São Gonçalo completa 17 anos

Principal objetivo é reflorestar o morro atrás da Igreja Matriz do município

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 08 de setembro de 2019 - 11:36
O principal objetivo do projeto é o reflorestamento do morro que fica atrás da histórica Igreja Matriz de São Gonçalo.
O principal objetivo do projeto é o reflorestamento do morro que fica atrás da histórica Igreja Matriz de São Gonçalo. -

Por Daniela Scaffo 

Enquanto o mundo está com as atenções voltadas para as queimadas na Amazônia, membros do projeto de Reflorestamento do Morro da Matriz (Remoma) estão fazendo a diferença em São Gonçalo. No último mês de agosto, o Remoma completou completou 17 anos de atividade e já contou com a ajuda de mais de três mil voluntários. 


O principal objetivo do projeto é o reflorestamento do morro que fica atrás da histórica Igreja Matriz de São Gonçalo, tendo como consequência a integração da comunidade com a natureza. O idealizador e coordenador do Remoma, Marcos Dias, explicou que, ao observar as imagens do antes e depois, vê que valeu a pena o que ele e os voluntários fazem com amor, pensando na geração atual e nas futuras.

"São Gonçalo tem muitos morros que ainda estão desflorestados. A população não tem que esperar a ação do poder público, ela tem que agir também. O Remoma começou assim e hoje temos ótimos resultados. Mesmo que seja um pontinho em São Gonçalo, que sirva de semente para outros bairros seguirem adiante e podem contar com nosso apoio. É melhor transformar o morro em floresta, pois as árvores melhoram a qualidade do ar, contribuem para a recarga dos lençóis freáticos e as nascentes, diminuem a temperatura, sequestram carbono e evitam as erosões dos morros", explicou Marcos.

Marcos ainda lembrou que a floresta é a casa das mais variadas espécies vegetais e abrigo para os animais. Para ele, São Gonçalo pode ter o seu primeiro Parque Municipal da Cidade e o Morro da Matriz seria o local ideal.

"A nossa cidade que tem grande potencial a ser explorado turisticamente e ecologicamente. O projeto vem unir ecologia, religiosidade e turismo. O gonçalense precisa acreditar que ele pode se auto transformar primeiro, resgatar o sentimento de pertencimento de sua cidade e natureza, pois fazemos parte dela e necessitamos dela para sobrevivermos. Preservá-la é urgente e fundamental e, assim, estaremos transformando o ambiente que nos cerca para uma melhor qualidade de vida", afirmou.

Em comemoração aos 17 anos do Remoma, será realizado, no próximo dia 21 - data que é celebrada o Dia da árvore, mais uma etapa de plantio. Quem tiver interessado em conhecer ou fazer parte do projeto pode falar direto com o coordenador Marcos Dias, através do número 99807-6353, e-mail: projetoremoma@gmail.com ou site www.projetoremoma.org

Surgimento do Remoma - O Projeto começou a ser realizado voluntariamente pelo biólogo Marcos Dias, em 2002. Na época, o coordenador do Remoma era membro do COR Jovem, que é um grupo de jovens católicos, e resolveu colocar em pauta uma ação para pintar o Cruzeiro - construído em 1947 em comemoração ao tricentenário da igreja matriz de São Gonçalo - que encontrava-se depredado. 

Com a aprovação do padre da igreja, na época, Fausto, o grupo fez a pintura do cruzeiro em 28 de maio do mesmo ano. Três anos depois, em 2005, o grupo se reuniu novamente para realizar o plantio de 25 mudas de árvores no morro atrás da igreja histórica. Desde então, já foram feitos um caminho para Via Sacra, um pequeno lago para peixes ornamentais, um aceiro para evitar propagação do fogo, além do plantio de milhares de árvores.

Matérias Relacionadas