Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Sesc São Gonçalo recebe espetáculo sobre cultura e identidade africana

Apresentação é neste sábado (7), com entrada gratuita

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 06 de setembro de 2019 - 15:38
A peça aborda temas como culturas africanas, traição, racismo, revolução e identidade
A peça aborda temas como culturas africanas, traição, racismo, revolução e identidade -

Estreia neste sábado (7), às 19h, no Sesc de São Gonçalo, a peça 'Meu passado não se apaga - Ubuntu: sou o que sou pelo que somos'. O drama, escrito por Carol Araujo, Lucas Nunes e Maria Carol Leguede, conta a história de um grupo de doze africanos que foram sequestrados e levados ao Brasil Imperial como escravos. Para saírem da condição de escravizados, essas pessoas travam lutas e criam o movimento Ubuntu, que representa a sua filosofia: sou o que sou pelo que somos.



Além da escravidão e tráfico negreiro, a peça aborda temas como culturas africanas, traição, racismo, revolução e identidade. O espetáculo será conduzido por um griot (indivíduo reconhecido na África pela vocação de preservar e transmitir histórias e conhecimentos do seu povo) que explicará a filosofia Ubuntu.



Para a realização do projeto, foram feitas pesquisas em mitologia dos Orixás, filmes e documentários sobre a África, o povo negro no Brasil e a dança afro-brasileira. O estudo resultou nas danças e músicas apresentadas no espetáculo, além dos nomes e profissões dos personagens.



Para a Mostra Regional, a Companhia Resenha Teatral conta com a supervisão artística da atriz e diretora Cátia Costa. 



O Sesc São Gonçalo fica na Avenida Presidente Kennedy, 755, no bairro Estrela do Norte. Em Niterói, a peça estreia no dia 13 de setembro. A unidade fica na rua Padre Anchieta, 56, em São Domingos. A entrada é gratuita. 

Matérias Relacionadas