Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Niterói volta a sediar campeonato de grandes ondas nesta sexta-feira

A competição segue o formato das etapas do circuito mundial de surf

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 05 de setembro de 2019 - 07:30
A competição segue o formato das etapas do circuito mundial de surf
A competição segue o formato das etapas do circuito mundial de surf -

O Itacoatiara Big Wave, que acontece nesta sexta-feira, 6, na Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói, já entrou para a história: será a primeira competição de surfe de ondas grandes com bateria feminina. As disputas começam às 7h, com a participação de atletas “big riders” nacionais e internacionais como Lucas Chianca, Pedro Calado, entre outros.

A competição segue o formato das etapas do circuito mundial de surf (Big Wave Tour) e, em Niterói, terá uma atração especial, a inédita bateria feminina, com a niteroiense Raquel Heckert entre as atletas participantes. Os organizadores do evento, que tem apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da  Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e  da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), esperam ondas potentes e tubulares com cerca de 2,5 metros.

Do grupo de surfistas confirmados na disputa das big waves de Itacoatiara fazem parte: Gabriel Pastori, Stephan Figueiredo, Marcelo Trekinho, Ian Vaz, além do veterano do surfe brasileiro Fabio Gouveia e dos convidados Lucas Chianca, Pedro Calado, Rodrigo Koxa (Guinness Book - 2017, pela maior onda já surfada no mundo, na Praia do Norte em Nazaré, Portugal). Entre as mulheres estão nomes como: Claudia Gonçalves, Silvia Nabuco e as internacionais  Raquel Heckert e Nicole Pacelli.

O Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Luiz Carlos Gallo, comemora a realização da prova em Niterói, pois, em 2018, quando visitava Portugal, teve um encontro com os  surfistas Gabriel Sampaio (Niterói) e Rodrigo Koxa (Guarujá/SP), além das vereadoras portuguesas Regina Piedade (Nazaré) e Mafalda Azenha (desporto Figueira da Foz), para a troca de conhecimento visando ao desenvolvimento do surfe de grandes ondas em Niterói. 

Em busca de aprofundar esse conhecimento, Gallo esteve, ainda em Portugal, no Museu do Surf, na Fortaleza de São Miguel, e na famosa Praia do Norte, onde acontece o maior campeonato de ondas gigantes do mundo: o Nazaré Challenge. 

"Niterói tem um histórico de sediar diversos eventos esportivos. É um município que respira esporte. Minha visita a Nazaré, em Portugal, foi para conhecer esse outro lado do surfe e mostrar que a cidade tem potencial também para receber  torneios de ondas gigantes  O resultado é a confirmação deste evento de grandes ondas em Itacoatiara e, mais uma vez, a presença atletas consagrados mundialmente disputando provas de surfe na nossa cidade" comemora Gallo.

O evento terá ainda uma categoria de triagem local, apenas com surfistas de Niterói. O vencedor desta bateria terá direito a competir com os atletas profissionais

Matérias Relacionadas