Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Cine Tamoio divulga a lista de filmes selecionados para exibição no festival

O evento acontecerá no Sesc de São Gonçalo

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 04 de setembro de 2019 - 08:43
O evento acontecerá no Sesc de São Gonçalo
O evento acontecerá no Sesc de São Gonçalo -

O Coletivo Ponte Cultural divulgou a lista de filmes selecionados que serão exibidos  na 4ª Edição do Cine Tamoio – Festival de Cinema de São Gonçalo. Serão exibidos 91 curtas-metragens produzidos em 19 Estados e Distrito Federal. O evento, que acontecerá entre os dias 21 e 28 de setembro, têm entrada gratuita.

Ao todo, o Festival de Cinema de São Gonçalo recebeu 204 curtas metragens de 19 estados, DF e Lisboa – Portugal. Destes, foram selecionados para exibições,  23 ficções , 20 documentários, 16 negros, 11 terror, oito LGBTQ+, seis indígenas, cinco animações, dois gonçalenses , além de dois longas, um Média e cinco curtas exibidos fora da mostra competitiva.

O gaúcho Ivann Willig, que atualmente mora em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, contou que o festival é importante pois acolhe o maior número de filmes, do país inteiro, abrangendo uma diversidade ímpar. Ele está concorrendo com o filme 'Rosas', que fala sobre um homem do campo, que se sente incompleto, larga a namorada em busca do seu autoconhecimento e retorna com uma nova identidade, como transgênero.

"Nós, realizadores independentes, precisamos desse espaço para nos dar voz e visibilidade sobre a nossa arte. Meu filme e como de tantos outros, trata sobre assuntos sociais em voga, que necessitam ser discutidos. Por isso a grande importância dos festivais como um todo e em especial este do Cine Tamoio, que tanto se preocupa em nos dar espaço e voz pras questões sociais", contou.

Além da exibição de filmes, serão oferecidas oficinas e debates que ajudam na formação de pessoas que já trabalham ou desejam entrar no segmento do audiovisual. As oficinas debates serão ministradas entre os dias 24 a 27 de setembro, das 9h às 12h e não é necessária inscrição prévia para essas atividades. As sessões dos filmes selecionados acontecerão das 14h às 21h, quando será realizada também a votação do júri popular.

O Cine Tamoio foi idealizado pelo cineasta gonçalense e membro da Academia Brasileira de Cinema, Alberto Sena e tem sido uma janela para disseminação das produções por todo território nacional e a principal proposta do festival é fortalecimento das produções independentes, além de fomentar a produção da sétima arte dentro da própria cidade.

O evento acontecerá no SESC São Gonçalo, na Estrela do Norte, São Gonçalo e a noite de Premiação será no dia 28 de setembro. Nesta 4ª edição, os homenageados do festival serão os artistas Chica Xavier e Clementino Kelé. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg).

Matérias Relacionadas