‘Casa Azul’, espaço para autistas, faz sucesso em São Gonçalo
A instalação funciona todos os domingos, de 14h às 16h, no Partage Shopping

Por Rafaela Batista*
A favor da inclusão social das pessoas que sofrem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a ONG do Espaço do Autista, em parceria com o Partage Shopping e a loja Caçula, montou um espaço, chamado “Casa Azul”, especialmente para esse tipo de público, que foi inaugurado no último dia 18.
De acordo com a diretora do Espaço do Autista, Márcia Medeiros, tudo começou quando o Partage fez uma proposta para que eles, do espaço do autista, fizessem uma oficina falando sobre o tema para a população mensalmente.
Mas, eles viram que fizeram tanto sucesso que decidiram montar a loja física para atividades semanalmente. E ela conta como funciona.
“A instalação funciona todos os domingos, de 14h às 16h. O responsável tem que entrar junto com as crianças, os nossos terapeutas estão aqui todos os domingos para receber e conduzir as crianças pelas instalações”, explica Márcia.
A diretora da ONG ainda explica para a equipe de reportagem de O SÃO GONÇALO que o espaço também é aberto para as outras crianças, porque o objetivo principal deles é a inclusão das crianças que sofrem o TEA.
“O objetivo é que as crianças e adultos tenham um espaço, quem esteja dentro do espectro, dentro do shopping, onde ele se sintam à vontade, confortáveis, para vir com a família e passear. Queremos a inclusão dessas pessoas! Aqui eles convivem com as outras crianças e isso acaba sendo uma troca”, conta a diretora.
Márcia continua dizendo o quantos os pais das crianças que estão dentro do espectro demonstram gratidão, por eles terem pensado em um espaço assim e se preocuparem com o bem-estar de todos.
“Os pais estão encantados, se sentindo abraçados! Eles estão se sentindo muito acolhidos, porque realmente é um lugar de acolhimento. Os pais podem vir com tranquilidade, porque sabe que tem uma equipe que vai assessorar a criança em um momento de crise, recebem orientações e ainda podem tirar dúvidas”, finaliza.
A mãe do pequeno Pedro Veras, de 7 anos, que está dentro do transtorno de autismo, a analista financeiro, Carla Costa, de 37 anos, conta o quanto ficou feliz em saber que o Partage sediou um espaço como esse para as pessoas que estão dentro deste espectro e que é normal ser diferente.
“Eu achei lindo! Porque quanto mais trazemos as informações, mais as pessoas estão abertas a conhecer e entender! É normal ser diferente, ninguém é igual a ninguém. Precisamos educar os nossos filhos desde pequenos, que é normal ser diferente”, conta Carla, que continua dizendo a importância da Casa Azul.
“Trazendo esse espaço, as pessoas vão chegando, porque antes era um divisor: crianças com deficiência para um lado e as outras para o outro. E eu acho que essa iniciativa traz isso, a aproximação desses mundos e as crianças entenderem que é normal ser diferente”, finaliza.
No momento, o Projeto Casa Azul está com o circuito sensorial, mas a próxima atividade que eles colocarão é voltada a pinturas. A Casa Azul fica no 2° piso, do Partage Shopping, em São Gonçalo e funciona todos os domingos, de 14h às 16h.
Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas*