Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Setembro Amarelo: entenda a campanha mundial sobre a prevenção do suicídio

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registra 11 mil casos de suicídio por ano

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 02 de setembro de 2019 - 18:56
A campanha conhecida como '' Setembro amarelo'' foi criada no Brasil, em 2015
A campanha conhecida como '' Setembro amarelo'' foi criada no Brasil, em 2015 -

Setembro é o mês da conscientização mundial sobre a prevenção do suicídio. A campanha conhecida como ''Setembro amarelo'' foi criada no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). 

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registra 11 mil casos de suicídio por ano. Porém, ainda que a quantidade de casos seja elevada, ainda há um grande tabu sobre o assunto, gerado pela falta de informação. A desinformação culmina em dificuldade de identificar sinais, oferta e busca de ajuda.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma associação civil sem fins lucrativos, que presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que precisam de ajuda e entram em contato com a associação pelo telefone 188 (24 horas e sem custo de ligação),  pessoalmente (em um dos 110 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br.

O CVV conta com aproximadamente 2.400 voluntários, localizados em 19 estados mais o Distrito Federal e realiza anualmente, mais de 2 milhões de atendimentos. Em São Gonçalo,  é possível conseguir atendimento de apoio emocional gratuito, no campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) na Rua Francisco Portela, 1.470, no Patronato. O atendimento oferecido no local é voltado às vítimas e familiares que perderam entes queridos. Os encontros são semanais e acontecem sempre às segundas, das 10h às 12h, no bloco C, sala 403.

Para mais dados sobre postos de atendimentos basta acessar o link /www.cvv.org.br/postos-de-atendimento/.

Matérias Relacionadas