Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Gonçalense idealiza projeto pensado para melhorar o futuro da cidade

Principal questionamento é: 'Qual São Gonçalo queremos em 10 anos?'

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 25 de agosto de 2019 - 10:14
O 'Ressuscita São Gonçalo' visa conectar a população com as organizações para conseguir melhorias
O 'Ressuscita São Gonçalo' visa conectar a população com as organizações para conseguir melhorias -

"Qual São Gonçalo que queremos em 10 anos?", essa é a pergunta que o projeto "Ressuscita São Gonçalo" faz, e que surgiu com o objetivo de definir um projeto de cidade com a participação popular e a conexão entre as organizações para melhoria o município.

O organizador do projeto Gustavo Gomes, de 22 anos, estudante de gestão pública explica como irá funcionar o "Ressuscita São Gonçalo" e que para entender as necessidades da população, é necessário que em conjunto sejam discutidas diversas questões e colocá-las em uma agenda para que todos possam consultar.

"Inicialmente a gente pretende tratar de dois grandes aspectos, primeiro a própria estrutura e todos os problemas que a gente enfrenta no dia a dia, como esgoto a céu aberto, violência, engarrafamento. Nós podemos observar que essas questões partem de uma falta de visão de um projeto de cidade. Quando a gente não sabe onde quer chegar, não conseguimos nos desenvolver e o maior equívoco enquanto cidade é não termos um planejamento e não discutirmos isso em conjunto", disse.

Em parceria com a Casa Fluminense e a #PapaGoiaba, o processo de definição dos problemas de São Gonçalo são dividas em três: o diagnóstico; a articulação e os objetivos e metas traçadas. O modelo de agenda será baseado na Agenda Rio2030, também da Casa Fluminense.

"A primeira etapa é fazer um diagnóstico e entender como estamos atualmente de acordo com a concepção do cidadão gonçalense, através das redes sociais organizamos um formulário online, no qual vamos perguntar para as pessoas quais são os principais problemas da cidade e delimitar isso por bairro. O segundo passo é articular entre as organizações gonçalenses com a colaboração da sociedade. Por último traçar os objetivos e as metas e ações da sociedade civil", afirmou.

O objetivo é que a agenda fique disponível para a sociedade civil, para que todos tenham acesso às propostas sugeridas para ajudar a reconstruir São Gonçalo, com um novo projeto de cidade.

"A ideia dessa agenda é servir como base a sociedade civil, para as organizações, mas servir como um conjunto de propostas e compromissos que vai influenciar na escolha dos nossos futuros governantes. Para que eles entendam o que a população de São Gonçalo precisa", concluiu.

Para quem quiser conhecer um pouco mais do projeto e quiser se tornar um colaborador para dias melhores em São Gonçalo, basta acessar as redes do "Ressuscita São Gonçalo", no instagram @ressuscitasaogoncalo e pelo site www.ressuscitasaogoncalo.com.br e participar da consulta pública e responder as questões do formulário que está disponível no site.

Matérias Relacionadas