Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Escola Municipal de São Gonçalo receberá espetáculo francês

Evento acontecerá na segunda-feira (26)

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de agosto de 2019 - 14:35
Evento acontecerá na segunda-feira (26)
Evento acontecerá na segunda-feira (26) -
A tarde da próxima segunda-feira (26) promete ficar marcada na memória dos estudantes e professores da Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva, no bairro Venda da Cruz, em São Gonçalo. O espetáculo francês “Boum Mon Boeuf”, que é sucesso em toda a Europa, será apresentado no pátio da unidade, onde haverá um palco especialmente montado para a ocasião. A unidade foi escolhida graças à parceria com a Aliança Francesa do Rio de Janeiro e será a única escola pública a receber o espetáculo.
O secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo, ressalta a importância desse trabalho: “Nós estamos muito felizes com a escolha da nossa unidade para apresentação desse belo espetáculo. É um importante reconhecimento do nosso trabalho. Nosso compromisso é oferecer educação de qualidade no município. E é isso que está acontecendo. A Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva será nossa primeira escola bilíngue português-francês. Estamos muito orgulhosos de poder oferecer esse presente aos nossos alunos.”
A coordenadora de Francês da escola, Dayana Rafael, fala da importância da parceria com a Aliança Francesa: “O convênio com o Consulado da França possibilitou essa visibilidade à nossa escola, que já tem aulas de Francês desde o ano passado e que será efetivamente bilíngue a partir do ano que vem. A Aliança Francesa apoia a inserção da língua nas escolas e o espetáculo será adaptado para o nível dos nossos alunos que, com certeza, ficarão encantados, pois vai ser o primeiro contato direto com uma língua estrangeira”, ressalta.
“Boum Mon Boeuf” é uma ópera de bolso, onde os atores Claire Luzi e Cristiano Nascimento cantam, tocam e contam, com muito lirismo, a origem surpreendentemente brasileira da estranha expressão francesa “faire um boeuf” (fazer um boi), usada quando os músicos franceses se encontram informalmente para fazer um som. “Boum Mon Boeuf” oferece uma mistura própria e que vai do repertório popular da Córsega ao merengue da Venezuela. Com apresentações para crianças a partir de 5 anos, mas que também encantam o grande público, o espetáculo é um verdadeiro convite para viajar através da descoberta de músicas tradicionais entre a França e o Brasil.
“Agosto é o mês do folclore e nós estamos trabalhando o folclore Brasil-França com as crianças na escola. Então, essa apresentação vem complementar também o nosso trabalho”, explica Rosana Melo, diretora da Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva.
O convênio para implantação da primeira escola bilíngue de São Gonçalo foi assinado pelo prefeito José Luiz Nanci e o cônsul francês Jean-Paul em maio deste ano. A Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva já ministra aulas de Francês para seus alunos desde o ano passado e, com a assinatura do convênio, passará a ser bilíngue a partir de 2020, conforme prevê o termo assinado. Além das questões didáticas e pedagógicas, a escola contará com ações culturais como a apresentação teatral da próxima semana.

Matérias Relacionadas