Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1585 | Euro R$ 5,5113
Search

Sepe faz manifestação nas escadarias da Prefeitura de SG

Governo libera folha suplementar com reajuste

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 20 de agosto de 2019 - 13:20
Governo libera folha suplementar com reajuste
Governo libera folha suplementar com reajuste -

Por Daniela Scaffo 

Profissionais da educação de São Gonçalo realizaram um ato na porta da prefeitura, na manhã desta terça-feira (20). Segundo membros do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), a folha suplementar dos professores foi paga no final da noite de segunda-feira (19), após as 18h, porém, a mensagem com o reajuste dos outros funcionários, que são merendeiras, inspetores de alunos, auxiliares de creche, que também precisam passar pela Câmara para poder aprovar o reajusta, ainda não foi enviada.

"Vamos querer uma resposta do que aconteceu para que a folha suplementar tenha demorado tanto a sair, vindo a ser paga apenas após às 18h de ontem. Já tinha terminado o horário bancário quando as pessoas começaram a observar que o dinheiro tinha entrado na conta. Nem se preocuparam com a agenda da categoria de manter a paralisação", informou uma das diretoras do Sepe, Maria do Nascimento.

Em 2018, os profissionais da educação de São Gonçalo fizeram uma greve de cerca de três meses para que o governo assumisse o compromisso de recomposição salarial do ano de 2016. Apenas em 1 de agosto desde ano, após o término do recesso da Câmara, que o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi aprovado para os professores.

"A recomposição salarial dos professores foi paga ontem, mas a dos outros profissionais ainda não foi nem enviada a mensagem com a reposição salarial deles para a Câmara. Estamos em agosto, se isso não acontecer, chega dezembro, começa o recesso da Câmara de Vereadores e isso só acontece ano que vem", complementou Maria.

A também diretora do Sepe, Michele Alvarenga, informou que os profissionais da educação cumpriram com a sua parte no acordo do TAC, fazendo reposição das greves, trabalhando até fevereiro deste ano.

"Recebemos a recomposição salarial de 2016, mas já são três anos de defasagem. Estamos aqui para denunciar a população que outros profissionais da educação deverão ter os salários recompensados até dezembro de 2019, para chegar ao salário de 2018, mas que a mensagem da prefeitura para a Câmara de vereadores anda não aconteceu", declarou Michele.

A manifestação iniciou por volta das 10h e cerca de 70% das escolas aderiram à paralisação. Por conta disso, a Guarda Municipal resolveu interditar uma das pistas da Rua Feliciano Sodré, no Centro.

Em nota a prefeitura informou que cumprindo o compromisso assumido com os professores, a Secretaria Municipal de Educação informou que a folha suplementar com o pagamento referente aos 11,333%, retroativos a 1º de junho, para os profissionais ativos da Rede Pública Municipal de Ensino de São Gonçalo, foi liberada na tarde desta segunda-feira (19). “O reajuste é extensivo a todos os aposentados. Porém, como o IPASG é uma autarquia, os aposentados vão receber junto com o próximo pagamento mensal”, explicou o Secretário Municipal de Educação, Marcelo Azeredo. 

Que completa "Estamos tentando antecipar o pagamento. A greve não faz sentido já que não há descumprimentos da nossa parte com relação ao Termo de Ajustamento de Conduta(Tac) estabelecido que está sendo cumprido com todo rigor, dentro do prazo, sendo acompanhado pelo Ministério Público, inclusive com a ciência do sindicato. 

Matérias Relacionadas