Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,553 | Euro R$ 6,4098
Search

Moradores de Maria Paula pedem implantação de semáforo com urgência

Movimentação de estudantes que atravessam a rodovia sem sinalização é arriscada

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de agosto de 2019 - 16:10
A via localiza-se na divisa entre as cidades de Niterói e São Gonçalo e possui velocidade acima de 50 km/h
A via localiza-se na divisa entre as cidades de Niterói e São Gonçalo e possui velocidade acima de 50 km/h -

Por Myllena Vianna*

Os moradores de Maria Paula pedem ajuda urgente pela colocação de um sistema de semáforos na Rodovia RJ-100 (antiga Estrada Velha de Maricá), na esquina com a Rua Dalva Raposo. No local,  existem duas escolas: Clínica-escola Casa do Autista e a Barão de São Gonçalo, o que deixa todos os pedestres em situação de risco.

A via localiza-se na divisa entre as cidades de Niterói e São Gonçalo e possui velocidade acima de 50 km/h, sendo considerada pista de alta velocidade, representando riscos aos professores, estudantes, moradores e pedestres que passam pela região. Os moradores já presenciaram diversos acidentes e atropelamentos no local.

"É horrível atravessar aqui, ficamos esperando por muito tempo para realizarmos a travessia. Os sinais são muito distantes e temos que andar bastante até eles. É muito perigoso, já aconteceram vários acidentes, e aqui nessa rua tem duas escolas. Em período de aula, é um risco enorme, muitas crianças atravessam aqui", afirmou o aposentado Antônio José.

O gestor público Fernando Freitas, morador do bairro há 45 anos, afirma que solicitou a implantação do sistema na região, junto ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER), mas não obteve resposta. Segundo ele, em maio foi solicitado no gabinete do deputado estadual Fernando Salema, a indicação legislativa e o parlamentar protocolou a execução ou estudo de viabilidade para a colocação do sistema na região.

"Eu solicitei junto ao gabinete do deputado Fernando Salema, que foi protocolado junto ao DER um pedido de implantação de um sistema semafórico na região. Essa é um pista de alta velocidade, e na Dalva Raposo há duas unidades escolares, deixando alunos, professores e moradores em risco. Aqui já houve diversos casos de atropelamento, é realmente muito perigoso ", disse. 

A assessoria do deputado estadual Fernando Salema, afirma que "o pedido foi formalizado pelo gabinete e já foi feita uma indicação legislativa para a implantação do sistema. Uma postagem no facebook na época do pedido foi publicada, expondo os problemas da população referentes a falta de um sistema semafórico na região".

Em resposta, o DER informou que  "realizará um estudo técnico para decidir qual é a melhor solução para o trecho, tendo em vista que uma visita ao local, na semana passada, constatou a existência de um semáforo a 300 metros e outro a 600 metros, ambos instalados pela Prefeitura de Niterói. Nesse sentido, o departamento vai procurar o município para, conjuntamente, tomarem a decisão mais apropriada. De imediato, o órgão se compromete a instalar, nos próximos dias, sinalização vertical e advertência nas proximidades da escola".

Estagiária sob supervisão de Cyntia Fonseca*

Matérias Relacionadas