Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1551 | Euro R$ 5,5144
Search

Professores de São Gonçalo farão paralisação nesta terça-feira (20)

Prefeitura não cumpriu com o TAC

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de agosto de 2019 - 14:22
Prefeitura não cumpriu com o TAC
Prefeitura não cumpriu com o TAC -

Por Daniela Scaffo

O não cumprimento da prefeitura de São Gonçalo ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), fez com que profissionais da educação do município optassem por uma nova paralisação de 24h. O movimento vai acontecer nesta terça-feira (20), seguido de ato na porta da prefeitura às 10h.

A diretora do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), Maria do Nascimento, contou que a categoria está reivindicando o pagamento da folha suplementar e o envio da mensagem do reajuste dos servidores da educação. A paralisação foi definida na última sexta-feira  (16), durante assembleia.

"O motivo da paralisação é que era para ter saído o reajuste dos professores em junho, mas não saiu. Porém, o secretário disse que foi por motivos da falta da aprovação da Câmara de Vereadores, que tinha entrado em recesso. Quando a câmara retornou, no dia 1 de agosto, eles votaram pelo nosso reajuste. O secretário disse que depois que fosse votado e saísse em Diário Oficial, em 48h ele faria uma folha suplementar. Saiu no Diário Oficial e 48h depois, não aconteceu a folha suplementar", informou Maria. 

Outra questão que o sindicato está reivindicando é o envio para a Câmara de Vereadores da mensagem com o reajuste dos outros funcionários, que são merendeiras, inspetores de alunos, auxiliares de creche, que também precisam passar pela Câmara para poder aprovar o reajuste.

"Vamos para a prefeitura amanhã porque nós fizemos contato com a Secretaria de Educação e eles disseram que a folha suplementar não saiu mas que não foi culpa deles, porque, segundo eles, já tinham enviado para as outras secretarias responsáveis por autorizar o pagamento, já estava tudo certo e era só sair a folha suplementar. Então a gente entendeu que a dificuldade está na prefeitura. Por isso, é para lá que iremos amanhã, pedir uma audiência com quem for responsável para que eles esclareçam porque não saiu, já que o secretário de educação disse que está tudo certo, que ele autorizou desde sexta-feira da semana passada", complementou a diretora do Sepe.

Nos próximos dias 21 e 22, haverá redução de carga horária em todos os turnos, para acompanhar se a mensagem com o reajuste dos servidores da educação chegou à Câmara dos Vereadores. No dia 23, nova assembleia às 16h, no Colégio Municipal Presidente Castelo Branco, no Boaçu, com redução de carga horária nos três turnos.

Procurada, a Prefeitura respondeu que "existe um compromisso do Governo José Luiz Nanci com os professores. Os salários estão em dia, inclusive com o pagamento antecipado de parte do 13º. Quanto ao pagamento do TAC, este será feito em folha suplementar, conforme já divulgado, de forma retroativa a 1º de junho. Devido a questões administrativas, a Secretaria Municipal de Educação solicitou ao Ministério Público que o pagamento seja efetuado até o próximo dia 22 deste mês".

Matérias Relacionadas