Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2113 | Euro R$ 5,5412
Search

Procon descarta 155 quilos de alimentos em mercados de Niterói e São Gonçalo

Os dois estabelecimentos foram autuados

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de agosto de 2019 - 10:51
Os dois estabelecimentos foram autuados
Os dois estabelecimentos foram autuados -

Pelo menos 155 quilos de produtos impróprios para o consumo foram descartados de supermercados em Niterói e São Gonçalo, durante operação do Procon Estadual. Ambos foram autuados. 

A pedido do Ministério Público, fiscais do Procon Estadual retornaram na quinta-feira (15) ao Supermercado Multimarket da Rua Desembargador Lima Castro, 12, Fonseca, Niterói, no qual já haviam identificado irregularidades. Parte delas haviam sido sanadas – o estabelecimento já está com um exemplar autenticado do Livro de Reclamações e apresentou o alvará de funcionamento. 

Mas outros problemas permaneciam. Os fiscais encontram diversos produtos na câmara congelada sem especificação da data de manipulação, sem data de validade e mal armazenados, além de estarem sem proteção e em contato direto com outros produtos. Nesta situação se encontravam 38 quilos de carré, 18,4 quilos de mocotó, 15 quilos de rabada, sete quilos de coração e 3,9 quilos de picanha. Todos os produtos foram descartamos na presença dos fiscais. 

Na antecâmara e na área de manipulação de alimentos havia piso rugoso e com rachaduras, suporte de esgoto enferrujado, ausência de porta para área externa de estoque (o que prejudica a manutenção da temperatura inteira) e ralo não sifonado, sem tela de proteção e com acúmulo de detritos. Na câmara de congelados havia piso rugoso e porta com ferrugem. Na câmara de resfriados havia ganchos enferrujados, ferrugem na parede e no rodapé, piso quebrado com acúmulo de água e sangue de produtos bovinos, além de porta com ferrugem, com mofo e quebrada na parte inferior, impossibilitando sua vedação adequada. Na área do açougue havia balcão com ferrugem. O supermercado foi autuado. 

A fiscalização também esteve na quinta em uma filial dos Supermercados Supermarket localizado na Avenida Dr. Eugênio Borges, 938, Arsenal, São Gonçalo a partir de uma denúncia recebida pelo Procon. Os fiscais identificaram vários  problemas estruturais. A  câmara de aves congeladas continha paletas de madeira e estava com o piso rugoso. 

Na câmara resfriada havia pontas de ferrugem nas paredes e nas prateleiras. A antecâmara tinha piso quebrado. A câmara refrigerada da padaria tinha carrinho de pão com ferrugem. Essas quatro câmaras estavam com ralo não sifonado e sem tela de proteção. A câmara de embutidos congelados estava com tampas de madeiras sobre os palets. Na área de confeitaria havia parede quebrada. Na área de manipulação e alimentos da padaria não havia porta de entrada nem tela de proteção nas janelas, possibilitando a entrada de vetores no local. 

Os fiscais encontraram 4,5 quilos de soro de doce de leite e 2,5 quilos de doce de abóbora com coco sem especificação da data de manipulação, de validade e mal armazenados, com presença de mofo e ferrugem nas latas. Na área de vendas haviam 36, 8 quilos de linguiça e 23 quilos de fígado sem data de manipulação ou de validade, além de sem refrigeração ou sem barreira de proteção, permitindo sua manipulação pelo consumidor. Todos os produtos foram descartamos na presença dos fiscais. Os fiscais não encontraram os cartazes do Disque 151 (de dúvidas e denúncias do Procon-RJ) e da proibição de venda de bebidas alcoólicas para menores de idade. O estabelecimento também foi autuado.

Matérias Relacionadas