Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9892 | Euro R$ 5,4003
Search

Município de Maricá recebe festival internacional de dança

Serão 13 atrações do Brasil

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 14 de agosto de 2019 - 07:55
Serão 13 atrações do Brasil
Serão 13 atrações do Brasil -

Realizado há 16 anos pelo Espaço Tápias com o objetivo de promover, valorizar e democratizar a expressão artística, o projeto Dança Em Trânsito estará em Maricá nos dias 18, 19 e 20 de agosto para apresentar aos maricaenses companhias de destaque do cenário atual. Tendo como marca principal a ocupação de espaços urbanos, além dos convencionais, propicia ainda a troca de experiências entre grupos nacionais e estrangeiros, incentivando assim o desenvolvimento da linguagem da dança.

Serão 13 atrações do Brasil – incluindo as companhias Focus, Quasar e Ballet do Theatro Municipal – e mais dez artistas e companhias da França, Itália, Suíça, Holanda, Espanha, Portugal, Cuba e Burquina Faso.

Uma das estrelas internacionais é a companhia holandesa Marta & Kim Company, da artista de circo Marta Alstadsaeter e do bailarino Kim-Jomi Fischer, que vem ao Brasil pela primeira vez trazendo o premiado espetáculo Engel, vigoroso dueto que questiona a consciência e os caminhos do pensamento. Martha e Kim estarão se apresentando na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, no domingo dia 18.

Quem também se apresenta neste mesmo dia na praça é a premiada Focus Cia de Dança, dirigida pelo coreógrafo e bailarino Alex Neoral com o espetáculo Trupe. Já a Quasar Cia de Dança, do coreógrafo Henrique Rodovalho, apresenta trabalhos interpretados unicamente por mulheres. A coreografia Mulheres será exibida no dia 20/08 no Cineteatro Henfil, no Centro.

Em Maricá, o carioca Bruno Duarte dá aula (19) sobre a modalidade Krump, dança urbana surgida em 2000, e Romual Kabore, de Burquina Faso, demonstra suas técnicas de dança africana (20), ambas no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), na Mumbuca. Todas as oficinas são gratuitas, limitadas ao número de vagas e estão com inscrições abertas pelo email workshop.dancaemtransito@gmail.com.

“Estou muito feliz de trazer o projeto para Maricá, uma cidade em que estive há 30 anos e que mudou muito desde então, está mais bonita e com muita sede de realizar coisas boas para os moradores. Maricá quer e pode acolher eventos desse porte e estar entre os municípios que, como eu, acreditam na transformação do social através da arte”, diz a diretora artística e curadora do projeto, Giselle Tápias.

Nesta edição de 2019, o evento acontece simultaneamente no Brasil e na França também nas seguintes cidades: Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Florianópolis, Capivari de Baixo, Tubarão, Alto Bela Vista (SC), Entre Rios do Sul (RS), Minaçu (GO) e se encerra em Paris, França, em setembro. Desde sua criação, amplia seu público em novas localidades e regiões do Brasil e do exterior, com cerca de 630 apresentações de dança contemporânea de 102 companhias nacionais e 57 internacionais em 26 cidades dentro e fora do país.

Para a secretária de Cultura, Andréa Cunha, o Dança em Trânsito posiciona a cidade em um lugar de relevância dentro do setor da dança. “Fortalece não só a vocação do município para a arte em movimento, mas, principalmente, em sua vontade política de oferecer a todos os que aqui vivem acesso a espetáculos de qualidade e crescimento pelo viés da cultura”, conclui.

Programação:

Domingo (18)

11h – Praça de Ponta Negra

Resultado da residência de criação (trabalho orientado por Flávia Tápias), Rio de Janeiro/RJ, BrasilRotas – 16 minMÁRIO NASCIMENTO Belo Horizonte/MG, BrasilEspera – 30 minCompanhia convidada de Maricá Maricá/RJ, Brasil

13h – Amendoeiras (Sãp José do Imbassaí)

Resultado da residência de criação (trabalho orientado por Flávia Tápias), Rio de Janeiro/RJ, BrasilRotas – 16 minRomual Kabore, Ouagadougou, ÁfricaRomual Sans D – 20 minLucio A. Baglivo – Lab Project, Madrid, EspanhaSolo Juntos – 16 minCompanhia convidada de Maricá Maricá/RJ, Brasil

16h – Lagoa de Araçatiba

Focus Cia de Dança, Rio de Janeiro/RJ, BrasilTrupe – 35 minUntamed, Torres Vedras, PortugalPortrait – 20 minNew Style Dance Company, Maricá/RJ, Brasil – 04 minMarta e Kim Company, Amsterdam, HolandaEngel – 20 minChey Jurado, Barcelona, EspanhaÁgua – 14 minLa Macana, La Coruña, Espanha – Havana, CubaVen – 15 min

18h30

Espetáculo infantilGrupo Tápias, Rio de Janeiro/RJ, BrasilCreme do céu – 50 min

Segunda-feira (19)

16h – Lona Cultural Marielle Franco – Barra de Maricá

Romual Kabore, Ouagadougou, África RomualSans D – 20 minCompanhia convidada de Maricá Maricá/RJ, Brasil18h – Minha Casa Minha Vida (Inoã)La Macana, La Coruña, Espanha – Havana, CubaVen – 15 minReferência em Arte, Rio de Janeiro/RJ, BrasilO azul do céu me indetermina – 17 min

19h – Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) – Arena Mumbuca

Sens Intérieur Brut, Paris, França – Merano, ItáliaLa bambina impertinente – 20 minConversa com o público presente.

20h30 – Praça Orlando de Barros Pimentel – Centro

Quasar Cia. de Dança, Gioânia/GOBrasil Mulheres – 09 minMário Nascimento, Belo Horizonte/MG, BrasilO Vestido – 30 min

Terça-feira (20)

16h – Lona Cultural de Itaipuaçu

Mário Nascimento, Belo Horizonte/MG, BrasilEspera – 30 minCompanhia convidada de Maricá Maricá/RJ, Brasil18h – Minha casa minha vida (Itaipuaçu)Maximiliano Sanford Monte, Madrid, EspanhaAl Borde – 11 minUntamed, Torres Vedras, PortugalPortrait – 20 min

19h – Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) – Arena MumbucaEnsaio aberto Grupo Tápias, Paris, FrançaCafé não é só uma xícara – 40 minConversa com o público presente.

20h30 – Praça Orlando de Barros Pimentel – Centro

Cia. “À FLEUR DE PEAU”, Paris, FrançaUn ange passe-passe ou entre les lignes il y a un monde – 75 min

Matérias Relacionadas