Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

CCR Barcas no Centro do Rio tem Exposição em homenagem a refugiados

Mostra vai até o dia 31 de agosto

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 14 de agosto de 2019 - 07:46
Mostra vai até o dia 31 de agosto
Mostra vai até o dia 31 de agosto -


Em homenagem à resistência e à força de todos os refugiados do mundo, e a fim de proporcionar ao público uma vivência sobre o modo de vida dessas pessoas, a CCR Barcas e o Sesc promovem, até o dia (30), por meio da Campanha Povos e Nações, a exposição de uma Refuguee Housing Unit (Unidade de Habitação para Refugiados) no Espaço Cultural CCR Barcas, na área de pré-embarque da Estação Praça XV (embarque para Charitas), no Centro do Rio de Janeiro.

A estrutura, que poderá ser visitada pelos passageiros do transporte aquaviário de forma gratuita, foi desenvolvida pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), órgão das Nações Unidas criado em 14 de dezembro de 1950 com a missão de dar apoio e proteção a refugiados de todo o mundo. No interior da casa, os visitantes podem ter uma ambientação real de como elas ficam ocupadas em campos de refugiados, com a cama de campanha, roupas, malas, sacolas, fogaréus, etc.

A produção das unidades de habitação para refugiados começou em 2015, após testes laboratoriais e de campo em diversas condições climáticas. O equipamento é composto por vários elementos básicos, incluindo uma armação de aço leve, painéis de teto e parede, portas e janelas, revestimento de piso, sistema de energia solar (lâmpada e carregador de telefone) e um inovador sistema de ancoragem.

Refugiados são pessoas que foram obrigadas a deixar suas casas, sem escolha, por conta de conflitos, perseguições ou violência generalizada. Na maioria das vezes, elas enfrentaram o impossível para sobreviver. De acordo com dados do ACNUR, atualmente, 85% estão em países em desenvolvimento, tentando reconstruir suas vidas, sendo que o número de refugiados cresceu mais de 50% nos últimos 10 anos: já são 25,4 milhões em todo o mundo, mais da metade deles, crianças. 

Matérias Relacionadas