Menino de 7 anos tem 529 dentes removidos: entenda o caso

A cirurgia durou cerca de duas horas

Enviado Direto da Redação
Segundo jornal local, os pais do garoto notaram seu maxilar inchado e o levaram ao hospital

Segundo jornal local, os pais do garoto notaram seu maxilar inchado e o levaram ao hospital

Foto: Divulgação/Ashwin Prasath


Um caso tem chamado a atenção de médicos e dentistas: um menino de apenas sete anos teve 526 dentes extraídos da sua boca em Tiruvallur, na Índia. Condição bastante rara, a criança apresentou o que os médicos identificam como odontoma composto.


O odontoma composto é uma malformação rara caracterizada como tumor benigno, que faz com que tecidos dentais se organizem exageradamente e originem estruturas similares a pequenos dentes.


A causa desta condição ainda não é conhecida, mas os médicos de Saveetha Dental College and Hospitals, onde a operação foi realizada, arriscam que a origem pode ser genética.


Segundo jornal local, os pais do garoto notaram seu maxilar inchado e o levaram ao hospital. Após exames de radiografia e tomografia, foi diagnosticada uma estrutura semelhante a um tumor, que impediu o crescimento de alguns dentes e criou formações similares a dentes pequeninos.


A cirurgia durou cerca de duas horas, mas foram necessários 10 dias para que as análises sobre sua dentição fossem concluídas, a fim de garantir uma cirurgia segura e uma recuperação adequada.


Além disso, a criança passou por sessões com psicólogos e médicos para aconselhamento sobre a cirurgia.

Veja também