Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,8269 | Euro R$ 6,3665
Search

Ex-catadora de latinhas vai lançar livro infantil na Bienal

Obra será lançada no dia 5 de setembro

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 09 de agosto de 2019 - 12:06
Capa feita com 900 latinhas é marca registrada da escritora
Capa feita com 900 latinhas é marca registrada da escritora -

Por Thalita Queiroz 

Conheça a história da ex-catadora de latinhas que superou os obstáculos da vida, acreditou nos seus sonhos e hoje lança pela primeira vez, o livro infantil “Lolita braço de fita”, na XIX Bienal do Livro. Débora Morena de Souza, de 44 anos, encontrou na poesia um motivo para resistir em meio às dificuldades da vida. A mulher que já catou latinha na rua, fez faxina para fora e foi telemarketing, hoje consegue viver da sua arte. 

Moradora do Morro do Estado em Niterói, Débora Moreno, que sempre estudou em escola pública e tinha dentro de casa uma mãe que não sabia ler e nem escrever, fez o seu primeiro poema aos 7 anos. “Minha mãe, mesmo tendo dificuldades financeiras, me incentivava na leitura e me dava livros de presente, isso significava muito pra mim”, conta ela, que aos 11 anos alfabetizou a mãe.

Há 17 anos,  a escritora vive produzindo arte  e leva inspiração para aqueles que não tem oportunidades de ter um contato maior com a cultura. “Eu sinto que a minha missão maior é incentivar a leitura. A capa dos livros sempre me inspiraram. Quero que minhas obras possam ser assim para outras crianças e jovens.”, disse. 

Hoje, Débora faz trabalhos voluntários em escolas recitando poemas, vendendo bonecas de pano e levando uma capa produzida por ela mesmo, feita com 900 latinhas, marca registrada da artista em suas apresentações, além de dedicar o seu tempo para escrever suas obras. Ela já lançou 8 livros de poemas e a obra que ela levará para a Bienal será o seu primeiro livro infantil. “Eu escrevi a história dele há 10 anos e só agora consegui lançá-lo e por ser um livro com muitas imagens ficou bem mais caro, mas esse ano eu consegui”. 

A escritora não teve o apoio financeiro de outras instituições e através de um convite da Prefeitura de Niterói, Débora vai lançar a obra na estante deles. “Foi muito bom receber esse convite pois vai ser a primeira vez para mim”, conta ela animada.

Após anos de sonhos e questionamentos como “Será que um dia meu nome estará em uma capa de livro?”, a batalhadora Débora vai realizá-lo. “Esse livro vai ser uma homenagem para todos aqueles que sonham”, acrescenta a escritora. 

Débora Moreno lançará no dia 5 de setembro, o livro “Lolita Braço de Fita”, na estante da Prefeitura de Niterói, no pavilhão laranja, a partir das 11h. 

Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas

Matérias Relacionadas