Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2113 | Euro R$ 5,5412
Search

Carreata contra doenças de pele em São Gonçalo

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 04 de agosto de 2019 - 17:40
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa -

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo, em parceria com o Ministério da Saúde, realiza nos dias 14 e 15 de agosto a "Roda Hans: carreta da saúde". Nesses dois dias, das 9h às 17h, a carreta equipada com cinco consultórios irá realizar diagnóstico e alertar a população sobre a doença. 

O município de São Gonçalo ocupa o segundo lugar em número de casos de hanseníase no Estado do Rio. Em 2018 contabilizou 78 casos, e neste ano, atualmente a rede de saúde acolhe 58 pessoas em tratamento, que dura de 6 a 12 meses, após o diagnóstico. Em São Gonçalo, através do Programa de Hanseníase da Subsecretaria de Atenção Básica, o tratamento é realizado no Polo Washington Luiz, no Zé Garoto; Polo Hélio Cruz, no Alcântara, e no Polo Rio do Ouro. 

"O município está engajado em contribuir com o Ministério da Saúde nesse processo de promoção e prevenção à hanseníase, sempre com o objetivo de atender os princípios do SUS: acesso, participação da população e pensar saúde e sua integralidade!", afirmou a subsecretária de Proteção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues. 

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, transmitida pelas secreções das vias aéreas superiores (tosse e espirro) e por gotículas de saliva. Ela se manifesta através de manchas na pele, alteração da temperatura do local afetado pela macha, dormência em algumas regiões do corpo, aparecimento de caroços ou inchaço nas partes mais frias do corpo, como orelhas, mãos e cotovelos. 

De acordo com a enfermeira do Programa de Hanseníase, Mariana Lattanzi Crispino, além da prevenção, a ação tem por objetivo, também, capacitar profissionais da rede para reconhecer e diagnosticar a doença, e informar à população que a hanseníase tem cura, o tratamento é gratuito e é um direito de todos. 

"O projeto Roda-Hans será um evento de grande importância para o nosso município, e é muito importante o esclarecimento sobre a doença pois muitos ainda não a conhecem.Hanseníase é uma doença que tem cura e tratamento fornecido gratuitamente pelo SUS. Nosso objetivo com esse evento será de capacitar os profissionais da Atenção Básica para diagnóstico em Hanseníase, diagnosticar precocemente os casos novos, informar a população em geral sobre os aspectos clínicos e sociais da doença, combater o estigma em relação a doença e fortalecer o vínculo dos usuários com o SUS!", afirmou. 

Além da carreta, a atividade ainda contará com fisioterapeutas, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem e Odontomóvel no atendimento à população. 

SERVIÇO

Carreta da Saúde

Em frente ao Assaí Atacadista: Rua Doutor Alfredo Backer, 605, Alcântara. 

Matérias Relacionadas