Quatro novos empreendimentos devem gerar 5 mil empregos em Niterói
Primeira inauguração será no dia 8 de agosto

Quatro grandes empreendimentos comerciais que serão inaugurados até o final do ano estão movimentando a economia do bairro Santa Rosa, na Zona Sul de Niterói, e prometem afetar também a rotina diária dos moradores da região. A previsão é de que sejam gerados até cinco mil empregos diretos e indiretos.
A primeira inauguração já acontece na próxima semana, dia 8, quando será aberta ao público uma loja dos supermercados Mundial, na Rua Doutor Mário Vianna. De acordo com a direção da empresa essa é a maior loja entre as 20 da rede no Estado do Rio, com cinco mil metros quadrados, 50 caixas e 447 vagas de estacionamento. Somente a filial Santa Rosa vai empregar mil funcionários. Os clientes poderão efetuar pagamento apenas em dinheiro, cartões de débito e de alimentação.
Pet - No dia 31 de agosto será a inauguração da American Pet, especializada em produtos e serviços para animais de estimação, também na Rua Mário Vianna, quase em frente ao Mundial. A empresa tem 25 lojas no Estado, sendo uma delas em Piratininga, mas de porte menor que a futura filial de Santa Rosa. Uma das novidades da nova loja será um ‘parcão’ gratuito aberto ao público e uma área para banho e tosa de animais que permitirá que os próprios tutores executem a tarefa.
Num primeiro momento, a American Pet vai gerar 60 empregos diretos. O objetivo é que a unidade, com um maior espaço, permita uma interação maior com clientes e seus pets, num horário de funcionamento bem amplo, com atendimento de 8h à meia-noite, diariamente, além de um serviço de delivery.
Hospitais - Até outubro será a vez da rede Niterói D’Or inaugurar a extensão da sua atual unidade, que funciona na Rua Sete de Setembro. As obras estão sendo concluídas na esquina das ruas Mariz e Barros e Santa Rosa, onde ocuparão duas torres, uma de 16 andares e outra com 12, com 340 leitos.
Foram investidos mais de R$ 200 milhões para proporcionar uma capacidade de 12 mil atendimentos mensais na emergência, contra 3 mil atualmente. De acordo com a direção da rede, serão contratados três mil profissionais para o novo hospital. A atual unidade seguira atendendo apenas com pediatria. Outro hospital a ser inaugurado em Santa Rosa já está em fase de conclusão das obras, nas intalações onde funcionou até 2015 o Procordis, na Rua Mário Vianna. A unidade pertende ao Grupo Hospital Casa, que mantém uma rede com sete hospitais e uma empresa de diagnóstico por imagem, no Estado do Rio.
Trânsito - Para aliviar o impacto do trânsito de veículos na região, com as inaugurações, a Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) vai realizar mudanças no tráfego e restringir o estacionamento em algumas áreas.
Será fechado o retorno existente hoje no final da Avenida Padre Francisco Lanna, junto à esquina da Rua Mário Vianna. Para substituir o antigo, está sendo aberto um novo retorno, 32 metros antes da esquina, que vai passar sobre o canal da Av. Padre Lanna. A NitTrans vai proibir o estacionamento na faixa da direita da Av. Padre Francisco Lanna, no sentido Icaraí, entre as ruas Mário Vianna e Graciliano Ramos. No local serão instaladas duas vagas de embarque e desembarque de passageiros e um recuo para entrada e saída do estacionamento dos supermercados Mundial.
Duas linhas de ônibus com ponto final na Av Francisco Lanna serão mantidas, mas serão construídas baias para embarque e desembarque na esquina com Rua Graciliano Ramos. O estacionamento na faixa da esquerda da Padre Francisco Lanna, no sentido Icaraí, deixa de ser em 45 graus e passa a ser longitudinal.
A NitTrans diz que monitora o fluxo e o volume de veículos no local e reforçará o número de agentes e operadores de trânsito de acordo com a necessidade. A autarquia estuda ainda se haverá necessidade de intervenções viárias.