Aluno de Engenharia Civil da Universo é premiado e reconhecido pela revista Casa Design
Discente do 8º período ele já possui diversas experiências em obras

“Sempre fiel ao nobre fundamento, da ciência em favor do bem comum em obra por mim construída. Nela estará parte da minha alma, meus esforços, minha responsabilidade, o que de melhor posso oferecer”: prestes a concluir a graduação em Engenharia Civil, o juramento do curso já faz parte da vida de Telmo Santos, de 43 anos.
Aluno do 8°período na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), ele já é uma referência para outras pessoas na profissão e possui construção de grandes obras em seu currículo. O premiado engenheiro já teve seu trabalho reconhecido na Casa Design, uma das mais bem conceituadas revistas do país no segmento de engenharia e arquitetura.
Na Universo, Telmo conseguiu conciliar sua experiência de vida com os conhecimentos e ensinamentos transmitidos pelos professores em sala de aula. “Sempre realizei meu trabalho da melhor maneira possível e as pessoas acreditaram no meu potencial até mesmo antes de mim. Através disso, surgiu o meu desejo e interesse de unir conhecimentos do planejamento à construção. A Universo ampliou meus horizontes. Atualmente tenho um novo olhar para a construção civil”, disse.
Segundo Telmo, além da teoria, a Universo proporciona na prática a vivência na profissão escolhida através dos professores que promovem obras com os próprios alunos. “Na Universo, o professor acredita em você. Hoje eu sou outra pessoa, falo de outra forma, o que eu aprendi aqui. Estava muito tempo fora da sala de aula e agora eu consigo me comunicar com os clientes também. Comecei a minha graduação aqui há cinco anos e é impressionante como os docentes se dedicam a todos. Os professores nos levam para conhecer a realidade”, relatou.
Criado no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, o mundo da construção desde sempre fez parte de sua trajetória, já que seu pai é mestre de obras. Durante sua vida, trabalhando também como pedreiro, conheceu diversos profissionais da área que apresentaram a decoração de interiores.
O engenheiro atualmente realiza o acompanhamento de todas as etapas da obra, do projeto à finalização. “Através de diversas pessoas, como Márcia e Leíla Buarque me apresentaram a decoração e fiz o curso. Agora consigo unir a engenharia e a decoração. Eu trabalho do início ao final, trabalhando com o cálculo, da construção, da alvenaria ao resultado final, da pintura, decoração, design, combinação de cores. Então, eu me transformei em um profissional completo”, contou.
Telmo firmou uma parceria com a decoradora Mariza Dias e vários projetos já foram realizados e premiados. Ele falou ainda sobre o sentimento que essas premiações proporcionam à ele, quando vê o que conseguiu. “Eu achava que nunca chegaria a esse ponto e realmente é possível acreditar, parece um sonho”, contou.
Para os novos ingressantes da Engenharia Civil, Telmo aconselha que através da dedicação é possível vencer. “Quero que eles acreditem que um sonho pode se transformar em uma realidade. Todos podem, basta ter dedicação e empenho no que a gente se propõe. Através do estudo conseguimos qualquer coisa”, concluiu.