Centro Cultural de Niterói receberá mostra sobre feminilidade

Exposição abre no dia 1º de agosto

Escrito por Redação 25/07/2019 20:00, atualizado em 25/07/2019 19:49
. Foto: Divulgação


O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno vai abrir, no dia 1º de agosto, às 18h, a exposição “O que é feminina?”, das artistas e pesquisadoras Amanda Erthal e Marcela Fauth.


Na mostra, indumentária, objetos afetivos, pinturas e fotografias formam uma narrativa poética do que possa vir a ser o entendimento de feminilidade no contemporâneo.



A ideia é que o público possa interagir no ambiente instalativo, que funciona como uma ocupação working in progress. “Considerando que as transformações sociais se relacionam diretamente com o desenvolvimento de conceitos artísticos se faz possível compreender o quão fundamental tem sido a atuação de artistas mulheres que desenvolvem narrativas poéticas acerca do feminismo e da feminilidade na Arte Contemporânea”, explica Amanda.


Segundo as artistas, ideais femininos de beleza, vestuário, aparência e comportamento têm suas origens nas imposições socioculturais. “Ao estabelecer um papel de oposição à tradição cultivada pela sociedade onde as perspectivas sobre o corpo feminino pertencem a uma hierarquia de valores destoantes, geram-se, entre tantas consequências, a busca por um padrão estético inalcançável e um distanciamento sobre o conjunto de características e comportamentos que formam o que entendemos como feminilidade”, complementa Marcela.



Sendo assim, faz todo o sentido a célebre afirmação da intelectual francesa Simone de Beauvoir que diz “não se nasce, mas se torna uma mulher” para compreender instrumentos de formação e transformação que, por meio da arte, visam propiciar questionamentos e conduzir reflexões sobre a construção de uma nova perspectiva, puramente feminina acerca da feminilidade… afinal de contas, o que é Feminina?


Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas