Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

São Gonçalo terá festa da 'Folia de Reis' no próximo sábado (20)

Uma das manifestações culturais mais antigas no Brasil acontece no bairro Almerinda

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de julho de 2019 - 18:32
Imagem ilustrativa da imagem São Gonçalo terá festa da 'Folia de Reis' no próximo sábado (20)
A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SMTC), junto com a Fundação de Artes de São Gonçalo (FASG), apoia a realização da Festa de Remate da Folia de Reis da Bandeira Estrela Nova do Oriente (Folia de Reis), que será realizada no próximo sábado (20), na Igreja Nossa Senhora da Conceição, no bairro Almerinda, em São Gonçalo. A tradição é uma das manifestações culturais mais antigas no Brasil. O evento começa às 19h de sábado e termina por volta das 12h de domingo. A entrada é gratuita e aberta a toda população.
Baseada em uma pura expressão de fé, Waldecy Macelino é fundador-mestre e presidente da Associação da Irmandade de Reis de São Gonçalo (Airesg). Devoto da tradição, realizada há quase 40 anos no município, não mede esforços para manter acesa a chama da Folia de Reis. Por isso, convida todos para o evento.
“A cerimônia representa os três reis do Oriente e, assim como eu, muita gente é devota a eles. Enquanto estiver vivo manterei a tradição. Venham todos, é uma festa muito bonita e feita com muita dedicação”, explica waldecy,
Em média, 18 pessoas compõem a cerimônia. Entretanto, o evento também contará com a presença de grupos de Folia de Reis vindos de outras localidades do Estado, como do Rio de Janeiro, Itaboraí, Papucaia, Friburgo, entre outras.
“Essa tradição existe ainda devido aos esforços de pessoas como seu Waldecy, que fazem de tudo para mantê-la viva. O público ganha muito, pois trata-se de uma expressão de fé muito forte, com positividade e demonstrada sob um viés artístico e cultural”, opina Carlos Ney Ribeiro, secretário de Turismo e Cultura de São Gonçalo.
Uma das grandes incentivadoras e defensoras da tradição é a educadora e escritora Verônica Inaciola, especialista em folclore e cultura popular. Após acompanhar seu Waldecy durante muitos anos, em 2011 ela lançou o livro “Folias de Reis em São Gonçalo: Irmandade e Patrimônio”, uma ótima opção de leitura. 
A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de São Gonçalo, através da SMTC e da FASG, que fornece infraestrutura e divulgação à programação. A Igreja Nossa Senhora da Conceição fica na Rua Cristiano Otoni, 342, bairro Almerinda, em São Gonçalo. Início às 19h de sábado (20) e término por volta das 12h de domingo (21). A entrada é gratuita.

Matérias Relacionadas