Dólar R$ 5,1626 | Euro R$ 5,5173
Search

Professores contam como aproveitar as férias para se preparar para o vestibular

Os profissionais dão dicas de estudo e sobre como aproveitar o recesso para descansar

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 14 de julho de 2019 - 11:22
Recomendação é adequar plano de estudos de acordo com o objetivo final
Recomendação é adequar plano de estudos de acordo com o objetivo final -

Desligar o despertador, viajar ou ‘maratonar’ aquela série que acabou de ser lançada? Esses são os pensamentos que alguns estudantes têm quando começa o recesso do período escolar. Mas, alguns alunos que estão finalizando o ensino médio não podem ter esse descanso prolongado, pois estão se preparando para as provas do Enem que começam em poucos meses. Pensando no mês de julho como um momento estratégico, o que alguns estudantes devem fazer nesse período de férias para estar a frente dos outros candidatos?

Segundo o professor Josemar Pinheiro do pré-vestibular social Emancipa, o aluno pode usar esses dias para intensificar a rotina de estudos, mas condena os exageros. “O importante é separar algumas poucas horas de estudo, não adianta estudar 15 horas por dia, porque uma hora ele não vai reter a informação”, diz Josemar.


Para Vitor Quintan, professor e proprietário do Vitor Pré-Vestibular, o importante é ter em mente uma meta e adequar a rotina de estudos a esse objetivo final. “O aluno tem que levar em conta a carreira que ele quer cursar, o nível de concorrência e qual universidade ele quer ingressar. Uma pessoa que quer estudar Medicina em uma faculdade federal vai ter gastar muito mais horas de estudo”, acrescenta o professor.


Ambos os professores concordam que o momento é crucial para relembrar o conteúdo que foi dado no primeiro semestre do ano. Como dito pelo professor Josemar, o conhecimento é contínuo, então a orientação e fazer muitas revisões de conteúdo.


A recomendação é um plano de estudo personalizado, que está de acordo com a personalidade e inteligência emocional de cada aluno.


“Um aluno que tem um perfil mais influente e sociável, por exemplo, o melhor para ele é estudar em grupo. Então, não adianta colocar ele para estudar sozinho e em horário restrito, porque ele não vai progredir dessa maneira”, conclui Vitor.


Sobre o recesso, o Vitor Pré-Vestibular conta com recesso de uma semana. Já o Emancipa continua com a programação normal de aulas durante as férias.


Lazer não deve ser deixado de lado, recomendam professores


Mas, em alguns casos, intensificar a rotina de estudos não significa que o aluno deva abdicar totalmente do lazer e alguns momentos de descanso. É importante que o vestibulando tenha momentos onde possa ‘descansar a mente’ para que assimile melhor a informação estudada.


Não somente a recuperação do sono, mas sair para se divertir também é necessário. Embora o pré-vestibular Emancipa não interrompa as atividades durante o recesso, Josemar reconhece o impacto que um ambiente agradável pode causar nos estudos do vestibulando. “Nós temos no nosso ambiente um espaço de socialização e cultura, pois entendemos que os alunos precisam desse outro estímulo para estudar”, conclui Josemar.


Para a maioria dos casos, a sugestão principal do Vitor Quintan é descanso. “Como nossos alunos estão totalmente voltados para o vestibular, ele é um aluno que já tem muitas horas de estudo, está bastante exausto. Então eu preciso desse aluno bem até o final do pré”, diz o professor.


Então, segundo os professores, o aluno pode curtir sem culpa o recesso. Porém, em alguns casos, o aluno precisa abdicar um pouco o lazer em prol de uma causa maior, já que alguns alunos querem ingressar em cursos extremamente concorridos. “Um aluno que quer medicina, odontologia, jornalismo entre outros cursos precisa entender que ele talvez tenha tenha menos tempo de lazer do que aquele aluno que deseja entrar em um curso e uma universidade menos concorrida”, conclui Vitor.


De acordo com ambos os professores, os planos de estudos devem ser personalizados e devem, preferencialmente, incluir lazer e descanso na rotina, pois também são importantes para o aprendizado.

Matérias Relacionadas