Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Saiba como proteger a casa enquanto viaja para aproveitar as férias

Julho é a época que as famílias costumam planejar viagens

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 14 de julho de 2019 - 09:14
Especialistas são dicas sobre como deixar a casa protegida durante as férias
Especialistas são dicas sobre como deixar a casa protegida durante as férias -

Julho é a época em que famílias planejam viagens para lugares que sempre sonharam conhecer. Um momento de lazer e cultura pode estar vulnerável à situações desagradáveis.

A violência nas cidades está aumentando e os criminosos ficam cada vez mais habilidosos para planejar roubos e quem vai sair de casa precisa estar ainda mais atento.Manter a casa vazia durante a viagem sempre tira o sono do dono da residência durante os dias de folgas mas algumas medidas podem ser tomadas para que o viajante consiga melhor os dias de descanso.O especialista em segurança pública e presidente do Instituto de Criminalística e Ciências Policiais da América Latina, José Ricardo bandeira, dá algumas dicas essenciais para esse período. “Uma atitude simples de reforçar as portas e janelas com cadeados novos podem desestimular os assaltantes”.

José Ricardo conta ainda que o momento ideal de investir em um sistema de alarme de qualidade e priorizar câmeras de segurança que podem ser monitoradas remotamente por um computador, além de cercas de segurança.

Mesmo com todas essas dicas ainda há pessoas que ficam nas medidas de proteções tradicionais.

Cristiano Lima, de 41 anos é um exemplo de que confia em seus vizinhos para poder dar aquela “olhadinha” na sua casa. Ele, que trabalha como porteiro e é casada há 04 anos conta que sempre que pode está viajando com sua esposa.

“Eu amo planejar os lugares para ir, já fui para Gramado, no Rio Grande do Sul, Minas Gerais e agora queremos ir para Jericoacoara e Argentina”

Na hora de proteger sua casa ele é direto “Conto com a ajuda dos meus vizinhos para ficar de olho para mim, já que não temos cachorros”.

Cristiano afirma que é inevitável se sentir inseguro durante a viagem quando para pra pensar em como está sua casa. “Quando tivermos filhos, eu e minha esposa pretendemos ter um cachorro para proteção”.

O jovem Pedro Lucas Monteiro, de 19 anos, também tem o costume de viajar sempre com a família e conta que eles confiam em alguns vizinhos para cuidar da casa e trancam todo o lugar.

“Quando viajamos nos desligamos de tudo mesmo, não pensamos muito como está a casa ou coisa do tipo. Uma vez aconteceu do portão estar aberto quando voltamos de viagem mas a casa estava fechada, não vimos nada de diferente”, relata Pedro.

Pedro e a família usam as viagens para ficarem mais próximo uns dos outros. “Aproveitamos esse momento para ficarmos juntos. Deixar a casa nunca foi uma preocupação para a gente”, completa ele.

O especialista José Ricardo diz que essa forma de proteção é a mais comum, “O importante é o que um ou dois vizinhos próximos saibam da ausência e fiquem atentos a qualquer movimentação estranha próximo a casa”.

Matérias Relacionadas