Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Espaço Rosa recebe 8 kilos de cabelos para confecções de perucas

Semanalmente, cerca de 15 pessoas recebem o diagnóstico de câncer na unidade

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 13 de julho de 2019 - 18:38
Manuella de Figueiredo, de 5 anos, decidiu doar os cabelos
Manuella de Figueiredo, de 5 anos, decidiu doar os cabelos -

A queda dos cabelos é um dos momentos mais impactantes para as mulheres que estão em tratamento contra o câncer. Devido a este fator, a equipe do Espaço Rosa, unidade municipal destinada à saúde da mulher, realiza diversas atividades com o intuito de elevar a autoestima das pacientes. Uma delas é a campanha de doação de cabelos, que está atraindo pessoas de diversos lugares diferentes. Apenas no mês de junho, cerca de 8kg de cabelos foram doados no local com a finalidade de confeccionar perucas para as pacientes em processo de quimioterapia. 

“Semanalmente, cerca de 15 pessoas recebem o diagnóstico de câncer aqui na unidade. Essa fase é muito difícil para nós mulheres, porque descobrir que temos uma doença grave não é fácil, ainda mais que vai afetar muito nosso cotidiano. Acompanho cada paciente da unidade e sei que a queda dos cabelos é um dos momento mais tristes, porque muitas já se sentem deprimidas e com essa situação a autoestima vai lá embaixo. Portanto, faço sempre atividades de forma que animem minhas pacientes e elas sintam que a vida não pode parar depois do câncer. O que elas estão sofrendo é passageiro e se tornarão ainda mais bonitas depois do tratamento. Um corte de cabelo em prol da solidariedade, esse é nosso intuito com as campanhas e o incentivo da doação”, explica Patrícia Silva, coordenadora da unidade.

Em 2019, a unidade já recebeu mais de 600 doações e no mês junho foi contabilizado cerca de 8kg de cabelo, o equivalente há muitas perucas para pacientes que receberão em forma de presente, contribuindo para o apoio psicológico das portadoras dessa doença.

Uma dessas pessoas que se prestaram a doar o próprio cabelo foi a Manuella de Figueiredo, de 5 anos, e sua mãe Gleice de Figueiredo. Moradoras de Niterói, a própria menina teve a intenção de doar após ver uma propaganda na TV de doação de cabelo. Pediu para a mãe quando cortar, realizar esse presente. Gleice já conhecia o trabalho do Espaço Rosa há alguns anos e só conciliou a situação. Cerca de 30cm foram doados pela menina. 

“A ideia surgiu na Manuella quando estávamos vendo um programa na televisão no domingo e apareceu uma menina da idade dela, mais ou menos, que cortou o cabelo para doar para criancinhas com câncer. Minha filha tinha 3 anos na época e falou: ´Mãe, quero cortar o cabelo para ajudar as criancinhas`. Fiquei encantada com a decisão dela e, a partir daí, ficamos esperando o cabelo dela crescer para doar num tamanho bom. Aproveitei a situação e fiz a mesma coisa”, declarou Gleice.

Os cortes de cabelo no Espaço Rosa são realizados pelo cabeleireiro Sergio de Mattos, conhecido como Serginho Tesoura de Ouro, às terças e quintas-feiras, a partir das 10h. São aceitos todos os tipos de cabelos, com qualquer tipo de química: progressiva, alisamento, tintura, luzes e californiana, assim como, cabelos crespos, lisos, loiros, ruivos, pretos e grisalhos. 

Podem participar da campanha, tanto homens, quanto mulheres ou crianças, desde que tenha no mínimo 10cm de cabelo para doar. Após, essas doações são encaminhadas para uma instituição que confecciona as perucas para as pacientes, tudo sem custo.

O Espaço Rosa fica em anexo ao Hospital Luiz Palmier, na Praça Estephânia de Carvalho, s/n- Zé Garoto. 

Matérias Relacionadas