Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Sesc - SG recebe exposição sobre relação da mulher negra com a arte de cerâmica

A exposição conta com quadros, esculturas e peças utilitárias

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 28 de junho de 2019 - 12:28
Imagem ilustrativa da imagem Sesc - SG recebe exposição sobre relação da mulher negra com a arte de cerâmica

Nesta sexta-feira (28), a artista visual e ceramista Gabriella Marinho, de 25 anos, inaugura a exposição “Do barro ao corpo: a experiência feminina da cerâmica”, no Teatro Sesc São Gonçalo. A mostra fala sobre as perspectivas acerca do corpo feminino, com o objetivo de mostrar em suas peças o processo de investigação de si mesma.

A exposição contará com quadros, esculturas e peças utilitárias. De acordo com Gabriella, a ideia do nome “Do barro ao corpo”, vem da relação da mulher negra com a cerâmica. “Os trabalhos falam da ligação direta entre a relação do barro com a mulher negra pela história. De como a cerâmica, suas simbologias e texturas se assemelham ao corpo. A partir do meu ponto de vista e vivências essas duas estruturas da natureza se ligam de alguma forma”, explicou.

A artista fala ainda que é imprescindível que as mulheres produzam artisticamente. “Sinto que é necessário que mulheres negras produzam artisticamente e dialoguem diretamente com os territórios aos quais elas pertencem. Nós de regiões marginalizadas temos tendência em achar que apreciar obras de arte, são coisas muito distantes. Então produzir no Jardim Catarina, expor em São Gonçalo é essencial. Precisamos democratizar o acesso a arte e criar espaços em que as pessoas se identifiquem de alguma forma”, afirmou.

Gabriella sempre gostou de elementos artísticos, como música e desenho. Ela já havia produzido trabalhos de biscuit com a mãe, que é bem parecido com a arte de moldar. “Eu precisava fazer algum tipo de movimentação criativa e artesanal, de trabalhar com as mãos. Eu sempre tive envolvida com algum tipo de arte. Percebi que nunca tinha me dedicado, estudado. Até que conheci a cerâmica, fiz cursos da área. Estudar cerâmica é muito caro, então tentei absorver e aprender as coisas em casa. Esses estudos se aprofundaram e criei o ateliê, tanto de produção de utilitários, quanto trabalhos artísticos no sentido da arte contemporânea. Já ofereci oficinas para as crianças do Jardim Catarina, meu bairro”, afirmou.

Artista estuda a história da arte e sua ancestralidade

A jovem artista estuda a cerâmica e sua relação com a história da arte de países africanos desde 2016, quando abriu o Ateliê Kianda, no Jardim Catarina, em São Gonçalo. A paixão pela cerâmica começou a partir do momento que ela entendeu a carga de ancestralidade que a matéria prima tem. “É um dos materiais com algum tipo de transformação que não seja uma interferência direta da natureza e sim uma interferência do homem. As cerâmicas estão no nosso cotidiano há muito tempo e elas foram sendo reformuladas com o passar do tempo. Através dela podemos conhecer quem veio antes da gente e entendemos que o conceito de beleza não é uniforme, é fluido. Automaticamente conhecendo o nosso passado, conseguimos entender nosso presente e acaba que nos entendemos. O contato com a cerâmica exercita empatia, auto estima e as relações interpessoais”, concluiu.

A exposição será realizada pela primeira vez e é a primeira mostra individual da ceramista. A maioria das peças são inéditas, mas duas delas já foram expostas separadamente.

Ao longo da exposição, Gabriella Marinho ministrará oficinas de introdução à cerâmica gratuitas, abordando desde a história aos processos criativos que resultaram na exposição. As inscrições podem ser feitas através do telefone(21) 2712-3166 ou (21) 2712-3282.

O evento terá início às 16h e ficará disponível para visitação até setembro, de terça a sábado das 09h às 18h. A classificação é livre e a entrada é gratuita. O Teatro Sesc fica na Av. Pres. Kennedy, 755, Estrela do Norte, São Gonçalo. Para acompanhar mais o trabalho de Gabriella, basta acessar ao instagram da artista @ateliekianda. 

Matérias Relacionadas