Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Memorial da Igreja Matriz recebe palestra sobre movimentos culturais em São Gonçalo

O evento conta com a presença de dois pesquisadores da cidade

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 26 de junho de 2019 - 10:55
Imagem ilustrativa da imagem Memorial da Igreja Matriz recebe palestra sobre movimentos culturais em São Gonçalo

Por Rennan Rebello

O Memorial da Igreja Matriz sedia mais um ciclo de palestras, às 19h, desta vez, tendo como convidados o Mestre em História Social pela UERJ, Bruno César Souza, que escreveu o livro: ‘Orgulho e paixão de uma cidade: A história da G.R.E.S. Unidos do Porto da Pedra’ e o professor da UFF, Luiz Gustavo Mendel, que é doutor em Antropologia e pesquisou a tradição da ‘Folia de Reis’ na Região Metropolitana.

Os pesquisadores irão participar da mesa que tem como tema central: ‘Movimentos Culturais em São Gonçalo’. As palestras serão gravadas e em breve serão disponibilizadas no futuro canal do Youtube do Memorial da Matriz.

“Eu fiz dois trabalhos a regime de pesquisa sobre a Porto da Pedra. No primeiro momento escrevi sobre a cronologia da escola, o que acabou virando um livro. Já no mestrado fiz um trabalho mais consistente que aborda sobre o bairro, líderes comunitários, política e grupo religiosos (da localidade)”, explicou Bruno César Souza.

Já para Luiz Gustavo Mendel contará a sua experiência acadêmica que começou pela pesquisa em São Gonçalo.

“Eu trabalho com Folia de Reis desde 2010, no Mutuá, com o Mestre Fumaça e o acompanhei até 2017. Segundo o Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural) a maior concentração de Folia de Reis está na Região Metropolitana e eu pesquisei que dentro desta Folia havia uma questão de ancestralidade africana e que esses devotos eram de diversos lugares e que se deslocam a vários pontos; como na Chumbada, Monjolos e Itaboraí”, disse Mendel.

Para participar do evento basta se inscrever gratuitamente através do e-mail memorialdamatrizsg@gmail.com.

Matérias Relacionadas