Mercado no Engenho Pequeno, São Gonçalo, inova com sistema de autopagamento
Este é o primeiro mercado na região com a tecnologia 'self checkout'

Inovação, tecnologia e sustentabilidade. Essas são as palavras chaves usadas para definir um novo conceito de mercado que vem sendo implantado em São Gonçalo. O EP Mix Supermercados, que fica no Engenho Pequeno, recentemente implantou o sistema ‘self checkout’ (autopagamento, em português), se tornando o pioneiro na região a fornecer esse tipo de serviço à população.
O equipamento permite que o próprio cliente conduza as operações e concretize as compras de forma rápida e dinâmica. Segundo o gerente de marketing do supermercado, Marcos Fagner de Oliveira, o terminal foi implantado no final do ano passado e melhorou consideravelmente a espera para o atendimento dos consumidores.
“A tendência de todo mercado é o ‘self checkout’, mas fomos o primeiro mercado a implantar em São Gonçalo. A princípio, estamos com apenas um terminal porque é uma experiência nova no bairro. Essa máquina é essencial, pois elimina muito as filas de pagamento”, explicou Marcos.
Para usar a máquina, o cliente só precisa clicar na tela, passar os produtos através do código de barras, efetuar o pagamento e depois embalar as compras. Itens que necessitam pesar também podem passar pelo terminal, já que o ‘self checkout’ conta com uma balança.
O edificador Everaldo Neves, de 60 anos, contou que mora no bairro há 40 anos e nunca tinha visto nada desse tipo na região. “É uma inovação bacana. Difícil ver alguém que invista em São Gonçalo desse jeito”, disse.
Mas esse não é apenas o diferencial do EP Mix Supermercados. A empresa também conta com um totem de autoatendimento, onde é possível pagar contas, comprar jogos, consultar CNPJ e CPF, comprar crédito para operadoras de celular, entre outros.
O mercado também está desenvolvendo um aplicativo que funciona como um clube de vantagens.
“Isso incentiva outros mercados a trazer inovação para o município. Se não fizermos a diferença, seremos apenas só mais um. Prestamos serviço ao cliente e colocamos novidades para que eles se sintam bem”, explicou o gerente geral do supermercado, Edinaldo Lopes.
Toda inovação também vem acompanhada de pensamento na sustentabilidade. De acordo com Marcos, antes mesmo das sacolas biodegradáveis serem obrigatórias - ou seja, capaz de se decompor sob determinadas condições de luminosidade, humidade, temperatura e oxigénio - o supermercado do Engenho Pequeno já fazia uso delas.
“Aqui no Engenho Pequeno nós temos uma Área de Preservação Ambiental (APA) e somos muito motivados na questão de sustentabilidade. Por isso, além das sacolas biodegradáveis, também iremos implantar, em breve, painéis solares, com objetivo de produzir energia limpa. Além disso, a gente também incentiva a coleta seletiva para trazer essa conscientização ao bairro”, finalizou o gerente de marketing.