Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Biblioteca Parque já recebeu 200 mil visitas em Niterói

Prédio histórico conta com 62 mil títulos

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de junho de 2019 - 13:19
Localizada na Praça da República, espaço fechou em 2017, mas foi reaberto após ser municipalizado
Localizada na Praça da República, espaço fechou em 2017, mas foi reaberto após ser municipalizado -

Administrada há dois anos pela Prefeitura de Niterói, a Biblioteca Parque foi municipalizada no ano passado e já recebeu mais de 200 mil visitantes durante esse período. Com mais de 80 anos de existência, o local conta com um acervo de 62 mil títulos. Localizada na Praça da República, um dos marcos arquitetônicos da região do Centro, a Biblioteca ficou fechada de fevereiro a junho de 2017, quando a Prefeitura de Niterói firmou convênio com o Governo do Estado para administrar o espaço, municipalizado no ano seguinte.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, destaca que a Biblioteca Parque de Niterói (BPN) é um patrimônio histórico e referência para a pesquisa, arte e conhecimento.

“A Biblioteca tinha sido fechada em 2017 em função da crise no Governo do Estado, mas asseguramos recursos para mantê-la aberta por sua grande importância para a cidade. A municipalização trouxe uma perspectiva de continuidade desse espaço de construção do saber, de convivência e de pesquisa. Esse prédio é uma pedra preciosa que faz parte da história de Niterói”, disse. Além do acervo de livros, jornais, revistas, enciclopédias, biografias, DVDs, músicas digitalizadas, livros e equipamentos em Braile, no local há exibições de filmes, saraus de poesia, oficinas e leituras dramatizadas.

Programação – Neste mês de junho, a biblioteca tem programação para crianças, jovens e adultos, além de palestras e cursos profissionalizantes. Neste sábado (22) a atração para as crianças será atriz e contadora de histórias Ilana Pogrebinschi, que conta histórias que revivem com vigor uma sabedoria que transcende o tempo, às 11h30. Em julho, o grupo Tatu Canta Cá, integrante da programação fixa da Biblioteca, apresenta sua oficina de Musicalização Infantil todos os sábados, às 10h30, na Sala Infantil. No dia 3 de julho, a Oficina de Musicalização da biblioteca recebe a A.L.M.A (Arts; Language; Music; Aliance), grupo de Chicago integrado pelas cantoras e educadoras Rita Cassiano (Rio de Janeiro) e Gingi Lahera (Chicago).

Matérias Relacionadas