Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Vigilância Ambiental realiza ação de combate ao Aedes Aegypti em SG

Ações aconteceram em diferentes bairros da cidade

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de junho de 2019 - 10:43
Imagem ilustrativa da imagem Vigilância Ambiental realiza ação de combate ao Aedes Aegypti em SG

A Vigilância Ambiental de São Gonçalo realizou uma ação,nos bairros Porto Novo, Vista Alegre, Trindade e Jardim Catarina. O objetivo é eliminar as larvas do mosquito Aedes Aegypti das casas e conscientizar a população sobre como se prevenir. A ação contou com visitas domiciliares dos agentes de endemias, controle de roedores, carro fumacê, colocação de capas nas caixas de água e educação em saúde.

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo notificou, durante esse ano de 2019, 627 casos de dengue, seguido por 95 de zika e 1032 casos de chikungunya. “Esse tipo de ação é essencial para proporcionar o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes do meio ambiente que interferem na saúde humana. A situação está controlada, mas é importante que toda população continue inspecionando suas residências, pelo menos uma vez por semana, à procura de focos do mosquito. As ações já foram intensificadas e a regra básica é não deixar a água parada em qualquer tipo de recipiente”, alerta o secretário de Saúde e Defesa Civil, Jefferson Antunes.

O último Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Mosquito Aedes Aegypti (LIRA), em 2019, aponta que o município de São Gonçalo obteve o resultado de 1.4% de infestação de larvas do mosquito transmissor dessas três doenças.

O diretor da Vigilância Ambiental, Adaly Fortunato, explica que o balanço da infestação aponta uma queda e, consequentemente, uma diminuição dos casos das doenças. Porém, é necessário uma prevenção constante com a população.

Matérias Relacionadas