Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar down 5,2536 Euro down 5,4926
Search

Niterói se prepara para festejar o Dia de São João Batista

O Santo das tradicionais festas juninas é padroeiro da cidade

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de junho de 2019 - 10:06
Imagem ilustrativa da imagem Niterói se prepara para festejar o Dia de São João Batista

Na próxima segunda-feira (24), é comemorado o dia do segundo santo das tradicionais festividades juninas, São João, também padroeiro do município de Niterói.

Na Catedral de São João Batista, no centro da cidade, as celebrações iniciaram ontem (21), com novena e santa missa.

Continuando a festa, hoje (22), ocorre a novena “A dignidade de São João Batista”, às 18h, a Santa Missa às 18h30 e show musical da banda de forró “Bonde bem docinho”, às 20h30.

No domingo, a Santa Missa será celebrada nos horários de 10h e 19h. A quadrilha do rancho mirim se apresentará às 16h e a noite está marcado o show de sertanejo universitário com o cantor Claudio Vieira e sua banda.

Na segunda-feira (24), haverá santa missa nos horários de 8h,9h30 e11h. A missa solene está marcada para as 17h, presidida pelo arcebispo Dom José Francisco, após, haverá a tradicional procissão, passando pelas principais vias da cidade. Claudio Vieira se apresenta novamente às 20h, com encerramento previsto para às 23h.

Paulo Roberto Dutra, de 52 anos, balconista de medicamento, conta que a admiração ao santo é grande e que a conversão à ele é diária.“Gosto de São João desde que me converti ao evangelho, há 15 anos. São João Batista é um santo marte, que pregava o evangelho como há de ser. É um santo muito íntegro, um dos maiores da Igreja Católica para mim”, afirmou.

Todos os dias terão barraquinhas com comidas típicas de festa junina, além de outras atrações.

O aposentado Luiz Carlos de Souza, de 76 anos, morador do Barreto, está animado com a tradicional festa em homenagem ao santo. “Sou católico desde que nasci. Sou frequentador assíduo e sempre com muita fé. Há 18 anos tive um câncer e o santo me ajudou muito. Aqui é minha segunda casa, minha casa. Estou ansioso para essa festa, com certeza estarei aqui para fazer minhas preces”, contou.

Na Paróquia São João Batista, em Tenente Jardim, hoje (22), uma santa missa e tríduo está marcada para às 19h, além de uma festa externa. No domingo (22), ocorre almoço ao 12h e procissão às 17h, com uma santa missa às 18h. Na segunda-feira (24), haverá santa missa nos horários de 8h, 12h e 18h.

Maricá celebrará o santo em três bairros 

Em homenagem ao Dia de São João Batista, a Prefeitura de Maricá, por meio da Coordenadoria de Assuntos Religiosos e da Secretaria de Turismo, e as Paróquias de Nossa Senhora do Amparo e São José realizam a tradicional festa nos bairros de Cordeirinho, Spar e Espraiado. Dentro da programação, serão realizados shows, celebração de Santa Missa, novena e a procissão do padroeiro.

Em Cordeirinho, a programação religiosa é marcada pelo encontro para orações (novena), realizada sempre às 19h, durante o período de nove dias, iniciado no dia 15 até o dia 23 de junho. No dia do padroeiro, dia 24 de junho, das 6h às 18h, haverá alvorada, oração, procissão e missa. Já parte festiva, em parceria com a Secretaria de Turismo, será realizado ao lado da capela de São João do Cordeirinho, hoje (22) e domingo (23), sempre às 21h. E, na segunda-feira, dia 24, também ás 21h, a festa fica por conta da dupla Bruna & Marcella.

Na capela do Espraiado, desde o dia 15 de junho, são realizadas novelas com a participação das comunidades, missas e celebração da palavra. Na quinta-feira, dia 20 de junho, será a reza do terço, às 8h, devido a programação de Corpus Christi na Matriz. No dia 24, dia do padroeiro, a programação começa às 6h com alvorada festiva e café da manhã; às 19h, será realizada tradicional procissão pelo entorno da Capela, e, encerrando a programação, às 19h30, será celebrada Missa Solene. Durante os dias de festa, a cantina da capela, estará aberta com deliciosas comidas típicas.

No Spar, a programação religiosa teve início no dia 15 de junho se estende até o dia 24, com a participação das comunidades e Santa Missa.

Matérias Relacionadas