Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Saiba como cuidar da saúde durante o inverno

Estação mais fria do ano começa hoje

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 21 de junho de 2019 - 09:32
Imagem ilustrativa da imagem Saiba como cuidar da saúde durante o inverno

Sendo considerado uma das épocas mais frias do ano, o inverno começa, hoje, para os brasileiros. Mas, junto com a estação, as doenças respiratórias e as dores musculares aumentam, ou seja, os cuidados especiais com a saúde precisam ser maiores.

Nesta época do ano, os resfriados, gripes, pneumonias e também crises de asmas e de bronquites acontecem com mais frequência, principalmente em idosos e crianças. Por ser uma época de frio, a tendência é que as pessoas fiquem em lugares fechados por mais tempo, facilitando o índice de infecções virais.

De acordo com a clínica geral, Drª. Ana Cláudia Sodré, a baixa temperatura faz com que o tempo fique mais seco, causando problemas respiratórios e que é preciso tomar cuidado.

“O sinal de alerta soa durante o outono e o inverno, quando a baixa temperatura, o tempo seco e os índices elevados de poluição aumentam os problemas respiratórios, permitindo que a doença se instale e estes são os maiores casos de internações em hospitais infantis”, explica a médica.

Com a probabilidade de ficarem gripadas mais fáceis, as crianças contaminadas acabam tendo uma menor capacidade de defesa do organismo, fazendo com que as bactérias se aproveitem dessa fragilidade e se instalando no organismo, causando uma pneumonia bacteriana.

Ainda segundo a Drª Ana Cláudia, quando há um quadro de infecção, seja na garganta, nos seios da face ou nos ouvidos, a criança pode acabar aspirando secreções infectadas com pus e bactérias, que acabam indo parar no pulmão. Nessas ocasiões, é importante evitar a exposição a substâncias irritantes, como fumaça de cigarro, poeira, umidade e mofos.

Além das doenças respiratórias que ficam em alta, a queda da temperatura faz com que as dores musculares aumentem. Idosos, grávidas, pessoas que já sofrerem algum tipo de fratura e até mesmo os atletas, ficam expostos a esse tipo de dor. As “juntas” doloridas, as caibras, tendinites e artrites vêm à tona no inverno.

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Havard, os tecidos musculares se contraem em resposta ao estímulo do sistema nervoso para que organismo consiga se “defender” do frio. Os vasos também se contraem, levando menos sangue às extremidades do corpo, o que acarreta uma diminuição do fluxo sanguíneo nas articulações e, por consequência, as dores.

O ortopedista e traumatologista, Dr. Adalberto Caveari, explica o porque a sensibilidade à dor ficam maiores nos dias mais frios, o que causa esse tipo de desconforto muscular.

“A necessidade de aquecimento da musculatura provoca uma contração que torna algumas partes do corpo doloridas. Nas articulações, o líquido sinovial que fica mais espesso com o esfriamento do corpo, pode limitar os movimentos e gerar incômodos. No caso das dores das dores provocadas pela artrite, que atinge em especial as mulheres a partir dos 40 anos, o frio pode ser um grande inimigo”, explica o ortopedista.

Matérias Relacionadas