INSS lança calculadora que simula tempo e valor de aposentadorias

Por meio do Meu INSS, os segurados também podem fazer o requerimento da aposentadoria

Enviado Direto da Redação
A calculadora ainda não está atualizada com as mudanças previstas na reforma da previdência

A calculadora ainda não está atualizada com as mudanças previstas na reforma da previdência

Foto: Reprodução


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou nesta terça-feira (18) um simulador online de aposentadoria e renda, que permite ao trabalhador saber quando vai se aposentar e qual será o valor estimado de seu benefício mensal. Porém, a calculadora ainda não está atualizada com as mudanças previstas na reforma da previdência.


O simulador faz parte do processo de digitalização do instituto. Por meio do Meu INSS, os segurados também podem fazer o requerimento da aposentadoria. Caso a calculadora identifique que eles já atendem aos requisitos para dar entrada no benefício, a concessão é feita automaticamente.


O conjunto dos novos serviços disponíveis no Meu INSS e na central telefônica 135 representará, segundo o órgão, uma média mensal de 670 mil atendimentos presenciais. O secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, destacou que as pessoas não precisarão mais ir a agências do INSS, o que representa uma economia para o governo e para os cidadãos.


O simulador pode ser acessado pela internet (gov.br/meuinss) ou pelo aplicativo para celulares. Os pedidos também podem ser feitos pelo telefone 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.


Outra opção de acesso ao portal Meu INSS é acessar sites dos bancos Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi, a fim de obter uma senha inicial. As agências do INSS também oferecem esse serviço.

Veja também