Secretaria Saúde de SG amplia as vacinas da gripe para toda a população

As doses estão disponíveis em 73 salas de São Gonçalo

Enviado Direto da Redação
As vacinas estão disponíveis em 73 salas em São Gonçalo

As vacinas estão disponíveis em 73 salas em São Gonçalo

Foto: Kiko Charret

Seguindo o cronograma do Governo Estadual, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou a vacinação contra a gripe Influenza para toda população. Somente no primeiro dia de ampliação do público, 600 pessoas foram imunizadas no Polo sanitário Washington Luiz, no Zé Garoto. Até o momento, 184 mil pessoas foram vacinadas em uma das 73 salas de vacinação disponíveis. A meta inicial era imunizar 90% do público-alvo, o equivalente a 227.235 pessoas.

“A vacina da gripe leva de duas a três semanas para surtir efeito. Esse é o tempo que o corpo precisa para, a partir da vacinação, produzir uma boa dose de anticorpos contra o vírus influenza para o inverno, quando aumenta o número de casos de pessoas com a doença. Ainda estamos com um número baixo. É essencial sensibilizar a população para que todos entendam a importância da vacinação”, declara Jefferson.

Doença grave: Trinta e três óbitos já foram confirmados pela SecretariaEstadual de Saúde este ano, dos quais 85% ocorreram dentro dos chamados grupos prioritários. Com a chegada do inverno, na próxima semana, o subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe destacou que o número de mortes por influenza pode aumentar.

O médico disse ter ficado surpreso, de forma negativa, com a cobertura baixa observada nas crianças. É o público da campanha que apresenta a menor procura. “A vacinação, sem dúvida nenhuma, é a melhor forma de prevenção contra a gripe”, assinalou Alexandre Chieppe.

(Agência Brasil)

Veja também