Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Baleia Jubarte aparece para remadores no litoral

O animal, visto na Barra da Tijuca, não tem perfil agressivo

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de junho de 2019 - 18:38
A baleia se aproximou e deu dois saltos diante do grupo
A baleia se aproximou e deu dois saltos diante do grupo -

Uma baleia jubarte deu um show para sete canoístas que navegavam pelo litoral da Barra da Tijuca na manhã desta segunda-feira (17). A baleia se aproximou e deu dois saltos diante do grupo, que compartilhou o vídeo na internet.

“Já vi baleias várias vezes, mas nunca tão de perto como ontem. Ela estava, no máximo, a 5 metros de distância da gente. Mas nadava bem suave e não nos colocou em risco em nenhum momento. A canoa ficou toda molhada na hora dos saltos. Parecia ser filhote”, conta Leo Lorang, sócio do clube de canoagem Quebra-mar Canoa e Clube e uma das testemunhas do episódio.

Segundo Leo, ele e seis alunas de canoagem saíram do clube na região da Barrinha por volta de 7h30. O grupo remou até as proximidades da ilha Gadernal, onde parou para um mergulho. O primeiro a ver o animal foi Lorang que, logo em seguida, avisou as demais integrantes sobre a proximidade do mamífero. Segundo ele, baleias e golfinhos são comuns naquela parte do litoral carioca. Só em 2019, foram, pelo menos, três ocorrências, sempre entre 6h e 8h.

De acordo com especialistas, uma baleia jubarte adulta chega a medir 16 metros e pesa, em média, 30 toneladas. O animal não tem perfil agressivo. Mas, por conta de seu tamanho, qualquer reação rápida pode resultar em danos para quem está perto. Por isso, a recomendação dos estudiosos é que a aproximação seja feita com o máximo cuidado.

Presentes em todos os oceanos do planeta, as baleias jubarte são frequentes no litoral brasileiro entre os meses de julho e novembro, quando aproveitam as águas quentes dos trópicos para se reproduzir e amamentar filhotes. Até a década de 1970, a caça de baleias jubartes era corrente no litoral brasileiro. Isso causou a queda no número de exemplares, que chegou a menos de 1000 há cerca de 50 anos. Com as ações de recuperação realizadas por ambientalistas, o animal saiu da lista das espécies de extinção.

Um levantamento feito pelo Projeto Baleia Jubarte revelou a presença de 17 mil mamíferos do tipo no litoral do país em 2015. A pesquisa será atualizada no próximo mês de agosto e a expectativa é que 3000 novas baleias sejam encontradas em águas brasileiras.

Matérias Relacionadas