Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Estudante promove vaquinha para mestrado em Portugal

Arrecadação do valor acontece desde maio

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de junho de 2019 - 08:50
Arrecadação do valor acontece desde maio
Arrecadação do valor acontece desde maio -

“Quem é forte não desiste de suas batalhas”: essa é a frase escolhida pela bióloga e pesquisadora Isabella Rocha, de 26 anos, para representar sua trajetória. Formada em biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ela foi classificada para realizar um mestrado em bioquímica clínica, na Universidade de Aveiro, em Portugal. Para conseguir comprar a passagem e custear seu primeiro ano em terras lusitanas, a jovem promove uma vaquinha.

Isabella não conseguiu a bolsa de incentivo, que permitiria que ela estudasse pagando o valor da ‘propina anual’ (total da mensalidade do curso anual) como de um estudante de Portugal, mas não queria desistir do curso e então decidiu buscar formas de conseguir o dinheiro. O curso de mestrado terá início em setembro e duração de dois anos e 4 meses. Para conseguir acumular o dinheiro necessário, a vaquinha é promovida desde maio.

Além disso, a jovem atua na venda de docinhos e empada, em que uma parte da verba arrecadada é destinada à viagem. “Eu e meu pai criamos em janeiro, a ‘Pais&Filhas Empadas’, já que ele estava desempregado e e eu estava no último mês para receber a bolsa auxílio da universidade”.

Criada na Comunidade do Complexo do Caramujo, em Niterói, a jovem vem de uma família de baixa renda e sempre vivenciou operações. “Moro no Caramujo desde que me entendo por gente. Na escola onde estudava na infância, presenciei muitas operações policiais. Eu consegui muitas oportunidades e aproveitei. Na comunidade, poucos moradores têm chances, orientações e o entendimento para aproveitar”, disse.

Nas escolas públicas que estudou na adolescência e no pré-vestibular comunitário conseguiu abrir sua mente a nível de conhecimento e compreensão social. No segundo semestre de 2013, conquistou a tão sonhada vaga na UFRJ para cursar biologia. Em 2014, a estudante ingressou no laboratório de Bioquímica de lipídios e lipoproteínas no Instituto Médica Leopoldo de Meis (IBqM), onde desenvolve até hoje um projeto de pesquisa relacionado a Doença de Chagas.

Seu primeiro contato com o país lusitano foi em 2017, quando foi classificada em um processo seletivo para a Universidade de Coimbra, de onde veio sua vontade de voltar a Portugal para cursar o mestrado. “Na Universidade de Coimbra aprendi muitas coisas, comecei a pesquisar sobre os cursos e universidades de lá, pois tive uma experiência muito boa. Através disso, conheci a Universidade de Aveiro, onde possui estudos voltados para doenças. Decidi me inscrever e consegui conquistar o 5° lugar”, contou.

Quem quiser contribuir com o sonho de Isabella, basta acessar o site da vaquinha http://vaka.me/582666 ou realizar um depósito na conta 1065424, agência 12521, Banco do Brasil. Para conhecer mais sobre a vida acadêmica da jovem, pode acessar sua conta no Instagram: @isanomestrado.

Matérias Relacionadas