Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

São Gonçalo começa os preparativos para Corpus Christi

A estimativa é que 50 mil pessoas compareçam às comemorações

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de junho de 2019 - 10:23
Imagem ilustrativa da imagem São Gonçalo começa os preparativos para Corpus Christi

Mais de 50 mil fiéis são esperados para as comemorações de Corpus Christi, que começa amanhã (17), às 19h, em São Gonçalo, com a missa da entrega, que marca o preparo espiritual dos fiéis para o trabalho de confecção dos tapetes de sal, que será na quarta-feira (19), às 19h. A comemoração é tradicional na cidade e os tapetes artísticos confeccionados são considerados os maiores da América Latina em extensão, somando aproximadamente 1,5 km.

“Além de ser Patrimônio Cultural e Religioso da cidade, é uma grande demonstração de fé do povo católico. Conheço pessoas que vem de outros municípios acompanhar as festividades, por ser nacionalmente conhecida”, declara o prefeito José Luiz Nanci.

Segundo o padre André Siqueira, para confeccionar os quadros serão gastos mais de 60 toneladas de sal, além de borra de café, pedrarias, tintas corantes e mais de 200 sacos de 100 litros de serragem. Neste ano serão produzidos 240 tapetes na Rua Coronel Moreira César, no bairro Zé Garoto, até a Rua Nilo Peçanha, altura do Clube Mauá, no Centro. Entre os principais temas escolhidos para a confecção dos 240 tapetes, estão: “Fraternidade e Políticas Públicas”, “Eucaristia”, “Padroeiros” e “440 anos de São Gonçalo”. Porém, a população poderá conferir também temas como “Família”, “Obras de Misericórdia”, “Sínodo da Amazônia” e “Nova Catedral São João Batista”.

Além das 27 paróquias, alunos de algumas escolas da rede municipal de ensino irão confeccionar cinco tapetes, são elas: E.M Ernani Faria, E.M Valeria de Mattos Fontes, Ciep Municipalizado Anita Garibaldi, E.M Leonor Corrêa e E.M Amaral Peixoto.

Na terça-feira, pelo terceiro ano consecutivo, a Orquestra Municipal de São Gonçalo participará da solenidade de Corpus Christi, em parceria com a Igreja Matriz de São Gonçalo, no dia 18 de junho, a partir das 20h na Igreja Matriz. A Orquestra Municipal, regida pelo maestro Gerly Sueth e com os auxiliares maestros Gustavo Fernandes e Leandro Campanati, é composta de vinte e quatro músicos efetivos e para este concerto contará com cinco músicos convidados. Sabendo da importância da data comemorativa, que é Corpus Christi para o município, a Orquestra desenvolveu uma seleção de músicas sacras para abrilhantar a data tão especial. As Celebrações Eucarísticas de Corpus Christi serão finalizadas na quinta-feira (20), com missa seguida de procissão, celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, às 8h.

“Corpus Christi é um momento de muita integração. As secretarias trabalham unidas pelo sucesso do evento, como é o caso da integração entre as pastas de Turismo e Cultura, Transportes, Saúde, Infraestrutura, Limpeza Urbana e Educação. Além do caráter cultural e religioso, as comemorações de Corpus Christi tem um caráter turístico para São Gonçalo. Muitas pessoas, de vários lugares, vêm a São Gonçalo para participar da missa e ver os tapetes artísticos, o maior da América Latina”, declara o secretário de Turismo e Cultura, Carlos Ney.

A segurança pública será feita por cerca de 120 agentes da Polícia Militar e Guarda Municipal, em carros, motos e a pé. A Defesa Civil e a Cruz Vermelha darão apoio com aproximadamente 300 voluntários. A Secretaria de Saúde montará posto de atendimento junto à Igreja Matriz e ambulâncias baseadas ao longo de todo o percurso. O Pronto Socorro de São Gonçalo será a unidade de urgência e emergência para possíveis intercorrências mais graves.

Matérias Relacionadas