Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Fechamento de Biblioteca Municipal pode ser tema de audiência pública

Ainda não se sabe a destinação dada aos 20 mil livros que foram retirados do local

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 05 de junho de 2019 - 11:26
Imagem ilustrativa da imagem Fechamento de Biblioteca Municipal pode ser tema de audiência pública

Depois de O SÃO GONÇALO denunciar o encerramento das atividades da Biblioteca Pública Municipal de São Gonçalo, no Lavourão, na Estrela do Norte, que funcionava desde 1942, o caso será tema de audiência pública na Câmara de Vereadores.

Segundo o vereador Professor Paulo (PCdoB), que integra a Comissão Permanente de Educação da Câmara, será encaminhado um requerimento ao secretário de Educação, cobrando a localização dos livros e o prazo para que uma nova biblioteca seja disponibilizada.

Segundo as denúncias, os livros foram encaixotados na última semana e levados para um galpão, no local onde funcionava o 3ºBatalhão de Infantaria (BI), na Venda da Cruz, São Gonçalo. Lá, hoje, existe um condomínio de prédios do ‘Minha Casa, Minha Vida’, uma escola municipal e a sede da Guarda Municipal.

“Procuramos o galpão para onde esses livros teriam sido levados, mas não localizamos. Encontramos um espaço com cadeado fechado que apenas a Secretaria de Educação tem as chaves”, explicou o vereador.

Professor Paulo ainda informou que recebeu a informação de que a biblioteca seria transferida, mas a comissão não foi comunicada sobre a criação de um novo espaço. Para ele, já é incoerente que nem toda escola municipal tenha uma biblioteca, tampouco fechar uma que foi criada em 1942.

“Primeiro deveriam ter preparado um local para a construção de uma nova biblioteca para depois transferir o acervo de mais de 20 mil livros, e não deixar a cidade sem uma biblioteca desde março”, declarou.

Em nota de sua assessoria, a Prefeitura de São Gonçalo informou que devido a mudança da Secretaria de Educação para um novo endereço, a biblioteca também está sendo transferida da Avenida Presidente Kennedy, 721, no bairro Estrela do Norte, para a Rua Uriscina Vargas, 36, no Mutondo. Porém, não informou a data da inauguração da nova biblioteca, se limitando a dizer que “em breve, este espaço de promoção à leitura estará disponível à população no nesse novo endereço”.

Matérias Relacionadas