Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Projeto 'Primeira Chance' oferece aulas de violino para crianças, no Pita

Gonçalense quer mudar vida de crianças da comunidade com a sua atividade social

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 02 de junho de 2019 - 09:05
Iniciativa socioeducativa funciona na casa do ativista social gonçalense Douglas Oliveira (ao centro)
Iniciativa socioeducativa funciona na casa do ativista social gonçalense Douglas Oliveira (ao centro) -

Por Rennan Rebello

“Isso (classes de violino) era algo que jamais imaginávamos alcançar mas o impossível para nós é uma questão de ponto de vista”: a frase é do idealizador do Projeto Primeira Chance, Douglas Oliveira, 29, e reflete a sua luta diária para proporcionar ações educativas, esportivas e culturais para as crianças de sua comunidade, o Morro do 40, no bairro do Pita, em São Gonçalo.

A aprendizagem do instrumento conhecido por ser uma ‘ferramenta’ da música clássica simultaneamente que é relacionado como pertencente a uma ‘elite’ é algo simbólico para Douglas, que deseja proporcionar aos seus ‘pupilos’ experiências que parecem inatingíveis.

“Isto é uma maneira de dizer que estas crianças podem ser qualquer coisa na vida. Além de mostrar que tudo aquilo que a elite tem acesso também pertence a elas por direito, mesmo que isso nos seja negado todos os dias”, disse Douglas que teve os pais envolvidos e mortos no tráfico de drogas e não quer que novas gerações tenham o mesmo destino, como já contou na edição de outubro de 2016 de O SÃO GONÇALO.

Embora as aulas estejam acontecendo graças a doações; a sua continuidade depende de mais ajuda.

“As aulas são financiadas por colaboradores, as ‘madrinhas’ - que são mães de estudantes de um colégio particular que eu trabalhei - e pela Paula Espíndola, Marcela Kunzel e Tai Freitas que são amigas lá de Niterói que criaram o @bazarprimeirachance no Instagram onde vendem roupas e destinam a renda para as classes. Porém, precisamos de mais violinos para outras crianças; ainda temos 10, que foram doados por um outro grupo de amigos liderados pelo Vinicius Prevot, que tem uma loja de instrumentos”, explicou.

Para quem quiser ajudar o Primeira Chance que também oferta aulas de futebol, teatro e reforço escolar na residência onde Douglas vive com a esposa Paola, 29, e a filha Kamily, 11, basta entrar em contato através do Whatsapp: (21) 99308-8539 ou pelo Instagram: @projeto_primeira_chance.

Matérias Relacionadas