Certificado digital começa a substituir assinaturas de punho
A previsão é de que em 2 anos a substituição esteja completa

Sabe aquela nota fiscal eletrônica que recebemos através de nosso e-mail? Ela faz parte de uma tecnologia chamada assinatura digital. Para quem não conhece, a técnica serve para a utilização de documentos no ambiente digital para pessoas físicas e jurídicas. A assinatura é criptografada e sua autenticidade é a mesma do documento gerado em papel.
A assinatura digital, traz consigo vários benefícios para a população. As pessoas terão acesso a sites de órgãos públicos sem deixar informações nos computadores utilizados. Douglas Bertoldo, diretor comercial da empresa CertSimples, uma empresa especializada em certificado digital, esclarece algumas dúvidas sobre o que facilitaria na vida do gonçalense, otimizando seu tempo.
“São muitos benefícios, uma empresa que demorava um ano para ser aberta, hoje ela é aberta em menos de 13 dias por conta do certificado digital. Ele acaba desburocratizando o sistema público, acaba com a papelada e otimiza o tempo de todos os serviços públicos quanto privados”, afirmou.
Em até dois anos, as assinaturas de próprio punho serão substituídas por essa assinatura digital. Atualmente, esse serviço é utilizado por todas as empresas.
“Agora é obrigatório, nenhuma empresa funciona mais sem ele. Um bom exemplo é a nota fiscal eletrônica, para nós, pessoas físicas, termos acesso à ela, é porque a empresa possui um certificado digital”, explicou.
“Uma grande funcionalidade para a pessoa física, é a declaração do imposto de renda, que já passa a vigorar e ser feita através do certificado digital. O título de eleitor será obrigatório em certificado digital. A carteira nacional de habilitação, por exemplo, não é obrigatória ainda, mas em breve será”, completou.