Niteroiense é indicado ao Prêmio Nobel da Paz
Esta é a segunda indicação consecutiva

Por Myllena Vianna*
“Fazer o bem sem olhar a quem”: foi assim que o niteroiense de Várzea das Moças, Luiz Gabriel Tiago, de 41 anos, fundador da instituição Pontinho de Luz, empresa social que promove empatia, recebeu pela segunda vez consecutiva a indicação ao Prêmio Nobel da Paz, pelo trabalho que realiza em prol das pessoas que mais necessitam no Brasil e no exterior. Além dele, a Pontinho de Luz concorre a outro prêmio com a rede mundial de gentileza que é um movimento de voluntários que doam seu tempo pela causa.
“As indicações de 2018 e a de 2019 geraram sentimentos diferentes. Caracterizo esse momento com o sentimento de esperança, principalmente para os brasileiros. Nós estamos cansados da corrupção, o crescimento do crime organizado, a miséria, o desemprego. É como se fosse um presente para os brasileiros de que, apesar desses problemas, existe gente trabalhando para transformar tudo isso, para que no futuro tudo seja diferente”, disse ele.
A idealização do ainda projeto Pontinho de Luz, surgiu quando Luiz Gabriel vendia cafezinho nas ruas do Centro do Rio de Janeiro e conheceu José Datrino, o profeta Gentileza, que era um mensageiro da paz e do amor, de onde vem seu nome profissional “Senhor Gentileza”. Com o projeto em mente, ele deu início à instituição em agosto de 2010, em São Paulo e com sede em Niterói, com o objetivo de promover o bem ao próximo.
Após realizar trabalhos no Brasil, Luiz viu a necessidade de expandir os trabalhos sociais para outras regiões do mundo. “Não é só em Niterói e São Gonçalo que há violência. No Oriente Médio, existem muitas guerras religiosas, que levam milhares de pessoas à situação de miséria e fome. Onde eu observar que há necessidade de auxilio, lá estarei”, afirmou.
“Nesses últimos 9 anos, temos vivido experiências muito intensas em relação ao humanitarismo. Em Niterói e São Gonçalo já realizamos trabalhos no Morro do Bumba, em 2010, uma enchente na região do Complexo do Salgueiro, Bairro das Palmeiras. A pontinho de Luz foi um dos braços mais fortes nessas situações. Nós trabalhamos incansavelmente para a arrecadação de alimentos e roupas”, acrescentou.
Atualmente, a Pontinho de Luz é composta por quatro movimentos: a ‘rede mundial de gentileza’, formada por um grupo de voluntários que querem fazer o bem; a ‘pontinho de luz missões’: peregrinações que acontecem por todo Brasil , principalmente pelo sertão, para mapear a miséria e identificar até onde vai a necessidade do próximo; ‘movimento fraterno’: pessoas que renunciam suas próprias vidas para viver em comunidade; e a empresa social que é voltada ao desenvolvimento humano através de treinamentos oficinais e palestras nas empresas. De acordo com um censo realizado pela instituição, aproximadamente 100 mil pessoas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo participam da corrente do bem.
Luiz Gabriel contou de onde vem a inspiração para continuar em seu trabalho social. “Toda a minha inspiração vem de Deus. Ele manda esperança para o meu coração de um futuro diferente, no qual possamos usufruir de um país mais justo, harmonioso e honesto”, concluiu.
Para fazer parte do voluntariado da Pontinho de Luz, os interessados devem participar dos encontros de acolhimento, que acontecem periodicamente em São Gonçalo e Niterói. Através das redes sociais da instituição, é possível acompanhar as datas em que eles são realizados: @pontinhodeluzoficial. Para fazer doações de alimentos para as missões, basta entrar em contato através do telefone 98520-2303 e falar com Maria Luiza.
Estagiária sob supervisão de Cyntia Fonseca*